Últimas Notícias

Painel destaca a Modelagem Hidráulica na 31ª edição do Congresso da ABES

A redução de perdas dos sistemas de abastecimento, um dos grandes desafios do setor, foi debatido pelos especialistas.

Por Equipe de Comunicação ABES

A Modelagem Hidráulica e sua Vinculação à Operação dos Sistemas, Automação, Telemetria, Inteligência Artificial e Cidades Inteligentes foi tema de painel no 31ª edição do Congresso da ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, que acontece até a próxima quarta-feira, 20,em Curitiba/PR. O Congresso da ABES é o mais importante evento de saneamento ambiental do Brasil.  Confira o álbum de fotos (oficial) aqui e do público aqui.

Moderado por Ricardo Röver Machado, coordenador da Câmara Temática de Gestão de Perdas e Eficiência Energética da ABES, o painel teve ainda a presença de Roberval Tavares de Souza, superintendente da Sabesp, Unidade de Negócio Centro da Diretoria Metropolitana, Luiz Roberto Pladevall, presidente da ABES-SP, Valter Lucas Junior, gerente da Unidade de Serviço de Hidrometria da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) e de Alexandre Gomes de Souza, gerente Operacional da Companhia de Saneamento de Goiás S/A (Saneago).

Ricardo Röver destacou que a gestão de perdas tem sido debatida em todo o país, principalmente após o Novo Marco Regulatório. “A inteligência artificial pode contribuir para redução da perda de água nas empresas de saneamento, melhorando a eficiência, reduzindo despesas e aumentando a arrecadação, e esse painel nos traz esses elementos”, explicou.

Já Roberval Tavares ressaltou que o tema vem ganhando cada vez mais espaço. “Importante painel, mostrando a integração das novas tecnologias dentro do planejamento das cidades inteligentes”, comentou.

A melhoria na gestão, para Luiz Roberto Pladevall, é um dos pontos altos do debate. “As cidades inteligentes estão diretamente ligadas à melhoria de gestão. Então, colocar inteligência nas cidades é otimizar toda a gestão de saneamento e infraestrutura que o município disponibiliza ao cidadão”, avaliou.

Leia também:

Programa de Desenvolvimento para Parcerias mais Eficientes é lançado no 31º Congresso da ABES

 

Participe! Seja o primeiro a comentar

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.