Últimas Notícias

Países podem cortar emissões em 70% até 2050 e aumentar a resiliência com investimentos anuais de 1,4% do PIB, analisa estudo do Banco Mundial

Segundo o relatório, os países de baixa e média renda podem fazer a transição para caminhos de crescimento resilientes e de baixo carbono se as principais condições forem atendidas com apoio internacional. 

Investir uma média de 1,4% do PIB anualmente poderia reduzir as emissões nos países em desenvolvimento em até 70% até 2050 e aumentar a resiliência, de acordo com um novo relatório do Grupo Banco Mundial, divulgado nesta semana, dias antes do início da COP 27, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a ser realizada de 6 a 18 de novembro de 2022 em Sharm El Sheikh, Egito.

A análise integra o relatório Clima e Desenvolvimento: Uma Agenda para Ação, que compila e harmoniza os resultados dos Relatórios de Clima e Desenvolvimento por País do Grupo Banco Mundial (leia aqui em inglês https://www.worldbank.org/en/publication/country-climate-development-reports) , abrangendo mais de 20 países que respondem por 34% das emissões mundiais de gases de efeito estufa (GEE).

O estudo mostra que as necessidades de investimento são marcadamente maiores em países de baixa renda que são mais vulneráveis ao risco climático, muitas vezes superiores a 5% do PIB. Esses países precisarão de quantias maiores de financiamento concessional e doações para gerenciar os impactos das mudanças climáticas e se desenvolver ao longo de um caminho de baixo carbono.

O relatório baseia-se na riqueza dos relatórios de cada país e destaca as lições par aos países sobre a integração dos objetivos climáticos e de desenvolvimento. O documento conclui que essa abordagem à ação climática pode ajudá-los a gerenciar os impactos negativos das mudanças climáticas, ao mesmo tempo em que gera impactos positivos no PIB e no crescimento econômico e fornece resultados críticos de desenvolvimento, como a redução da pobreza. As principais condições para o sucesso incluem reformas impactantes, melhor alocação de recursos públicos, maior mobilização de capital privado e apoio financeiro significativo da comunidade internacional.

“Atingir os objetivos climáticos deve andar de mãos dadas com o desenvolvimento. A ação climática é um bem público global fundamental, exigindo novos financiamentos significativos da comunidade global e mecanismos para influxos”, afirma o presidente do Grupo Banco Mundial, David Malpass. “Ações climáticas bem priorizadas e sequenciadas, forte participação do setor privado, apoio internacional substancial e uma transição justa são componentes críticos para o impacto”, finaliza.

O relatório também observa que, embora todos os países tenham que aumentar sua ação climática, os de alta renda com maior responsabilidade pelas emissões precisam liderar com uma descarbonização mais profunda e rápida, bem como maior apoio financeiro aos de baixa renda. Os principais emissores atuais e futuros do mundo em desenvolvimento também têm um papel fundamental a desempenhar para que o planeta alcance as metas do Acordo de Paris. O relatório também examina as tecnologias e inovações necessárias para a produção de eletricidade, aço, cimento e manufatura com menor intensidade de carbono e como o mundo construirá cadeias de suprimentos verdes e eficientes para um futuro sustentável.

Os Relatórios de Clima e Desenvolvimento do País combinam os melhores dados, modelos e ferramentas disponíveis e visam fornecer aos formuladores de políticas recomendações imediatas e acionáveis para orientar as decisões sobre clima e desenvolvimento hoje. São um elemento central do Plano de Ação para Mudanças Climáticas do Grupo Banco Mundial, que descreve como o GBM apoiará a ação climática nos países em desenvolvimento.

O Banco Mundial frisa que os países precisam priorizar e sequenciar os principais investimentos e reformas políticas, de acordo com o relatório. Estes trarão vários benefícios. E as reduções de emissões podem gerar resultados imediatos de desenvolvimento, como menor vulnerabilidade à volatilidade dos preços dos combustíveis fósseis, melhores balanças comerciais e maior segurança energética, melhor qualidade do ar e impactos positivos na saúde relacionados. A ação precoce também pode evitar o bloqueio de países em infraestruturas e sistemas de alta emissão, que serão caros ou até impossíveis de transformar no futuro.

Esta análise abrange mais de 20 países, incluindo: Argentina, Bangladesh, Burkina Faso, Camarões, Chade, China, Egito, Gana, Iraque, Jordânia, Cazaquistão, Malawi, Mali, Mauritânia, Marrocos, Nepal, Níger, Paquistão, Peru, Filipinas, Ruanda, África do Sul, Turquia e Vietnã. Os resultados dessas análises informarão os compromissos do Grupo Banco Mundial com clientes dos setores público e privado e alimentarão as estruturas de envolvimento do Grupo Banco Mundial e o portfólio operacional do próprio Grupo Banco Mundial.

2 Comentários em Países podem cortar emissões em 70% até 2050 e aumentar a resiliência com investimentos anuais de 1,4% do PIB, analisa estudo do Banco Mundial

  1. This is the right web site for anybody who really wants to find out about this topic. You realize so much its almost hard to argue with you (not that I actually would want toHaHa). You definitely put a new spin on a topic that has been written about for a long time. Excellent stuff, just great!

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.