Últimas Notícias

PNQS 2022 | Anúncio emociona finalistas: “aqui é a redenção de todo o nosso trabalho, é muito gratificante”

A edição 2022, de comemoração dos 25 anos do Prêmio, que incluiu o Seminário de Benchmarking e a Cerimônia de Premiação, foi realizada em Campo Grande/MS, nos dias 29 e 30 de novembro, e teve como empresa anfitriã a Aegea Saneamento.

A programação do Seminário de Benchmarking do Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento ( PQNS 2022) da ABES terminou, nesta quarta, dia 30, com o anúncio dos finalistas ao prêmio nas categorias “IGS – Inovação da Gestão em Saneamento Ambiental – Gestão Avançada”, “IGS – Inovação da Gestão em Saneamento Ambiental – Adaptação Digital”, “PGA – Prêmio de Gestão de Ativos no Saneamento Ambiental – Outras Instalações”, “PGA – Prêmio de Gestão de Ativos no Saneamento Ambiental – Plantas e Redes, PEOS – Eficiência Operacional no Saneamento Ambiental – Gestão de Eficiência Energética,  “PEOS – Eficiência Operacional no Saneamento Ambiental – Gestão de Perdas”.

A edição 2022, de comemoração dos 25 anos do Prêmio, que incluiu o Seminário de Benchmarking e a Cerimônia de Premiação, foi realizada em Campo Grande, no Mato Grosso do sul, nos dias 29 e 30 de novembro, e teve como empresa anfitriã a Aegea Saneamento.

A coordenadora do CNQA, Samanta Souza, destacou o altíssimo nível dos trabalhos e quão concorrida foi a edição 2022. “Só em trabalhos tivemos quase 120 inscrições, 74 foram selecionados para a apresentação e agora anunciamos os 10 finalistas de cada categoria”, explicou.

Na categoria “IGS – Inovação da Gestão em Saneamento Ambiental – Gestão Avançada”, os finalistas foram:

  • “Acordo de Resultados de Gestão”, da Corsan SURMIS, apresentado por Mariel de Paula Chaves;
  • “Agilidade nas contratações públicas”, da Sabesp RV, apresentado por Marina de Moura Campos;
  • “Avaliação de desempenho de fornecedores”, da Deso GCAL, que teve como apresentador Rafael Guia;
  • “Degustação 90”, da Sabesp Unidade Negócio Norte – MN, de Luciana Lopes dos Santos;
  • “Gestão Transformadora Programa Engajar para Transformar”, da Copasa RESO – Responsabilidade Social, apresentado por Poliane Araújo Gonçalves;
  • “Sabesp Horta Sustentável Compromisso com Futuras Gerações”, pela Sabesp ML, apresentado por Lilian de Almeida Soares Rodrigues.

Na categoria “IGS – Inovação da Gestão em Saneamento Ambiental – Adaptação Digital”, os cases finalistas foram:

  • “CONECT@R Esgoto – Estreita Relação ESG com Saneamento”, da Sabesp ML, apresentado por Marcio Roberto de Mori Machado;
  • “Gerenciamento integrado da manutenção eletromecânica”, da Copasa Uson, apresentado por Hélio Rodrigues Magalhães;
  • “Gestão da inspeção e monitoramento em EEE com Geolocalização”, da Sabesp RR, por Fábio Severo;
  • “Inovação na Centralidade do Cliente Copasa MG: Aceleração digital humanizada, da Copasa DRM.

Da categoria “PGA – Prêmio de Gestão de Ativos no Saneamento Ambiental – Outras Instalações” os finalistas foram:

  • Gestão de Ativos em Tempo Real”, da Águas de Juturnaíba S/A, apresentado por Anderson Sodré da Silva;
  • “Programa de Lavagem de Reservatórios – SURPLA”, da Corsan SURPLA, apresentado por Marcio Tochetto.

Na categoria PEOS – Eficiência Operacional no Saneamento Ambiental – Gestão de Eficiência Energética os três finalistas são:

  • “Eficiência nas EEATs, Booster, VRPs Operados via Ponto Crítico”, da Sabesp Unidade Negócio Leste – ML, apresentado por Erivaldo da Rosa Lima;
  • “Analytics e Business Intelligence na Gestão de Perdas e Eficiência Energética”, da Saberj RJ, apresentado por Fernando Paris Teixeira;
  • “Monitoramento de energia ativa e reativa”, da Agreste Saneamento, por Paulo Felici de Melo Barbosa.

Na categoria “PEOS – Eficiência Operacional no Saneamento Ambiental – Gestão de Perdas”, os finalistas foram:

  • “Analytics e Business Intelligence na detecção de vazamentos”, da Sabesp RG, apresentado por Fernando Colombo;
  • “Programa de Gestão otimizada da eficiência de VRPs”, da Sabesp Unidade de Negócio Norte – MN, por Ricardo José Roncada Soares Padilha;
  • “Gestão do Planejamento e Aplicação de Hidrômetros”, da Copasa – USHM, por Valter de Souza de Lucas Junior;
  • “Guarulhos, o desafio da redução de perdas”, da Sabesp – Unidade de Negócio Norte -MN, Anderson Aparecido Barbosa;
  • “Performance para redução de perdas em Santa Maria”, da Corsan – SURCEN, por Rafael Limberger Sonego;
  • “Reduzindo perdas na zona sul da cidade de Osasco”, da Sabesp MOE, apresentado por Andrea Regina Venâncio da Silva;
  • “SCRUM aplicada na gestão para redução de perdas”, da Corsan SURPLA, apresentado por Adriana Dossin Porcher da Motta.

Samanta Souza frisou o apoio de diversos profissionais a realização desta edição. “Temos de ressaltar os voluntários que atuam nessa frente: juízes, examinadores, toda equipe técnica da Abes que nos apoiou neste trabalho que é muito mão na massa”, reforçou.

A 25ª edição do PNQS foi um marco na história do Prêmio, pela mudança de estratégia: as empresas de saneamento tiveram suas experiências compartilhadas com a sociedade por meio das redes sociais da ABES. “E aqui dentro foi onde a gente se encontrou para debater e identificar o que a gente pode fazer de melhor para o futuro, o que nós podemos, como profissionais do saneamento, deixar de melhor para a população. A sensação é de dever cumprido, porque este trabalho não começou ontem, é de um ano todo de desafios. As empresas se preparam, se esmeram e aqui é o momento de trocar, integrar e celebrar”, completou Samanta.

Finalista na categoria “IGS – Inovação da Gestão em Saneamento Ambiental – Adaptação Digital”, Marcio Roberto de Mori Machado sente-se prestigiado por seu trabalho ter concorrido ao Oscar do Saneamento. “Principalmente porque a gente sabe que está contribuindo para a melhoria do saneamento como um todo. Este trabalho vai servir de incentivo para outras empresas e, com certeza, vai trazer melhoria para a vida da população, isso é o mais importante para nós”.

Na categoria “PGA – Prêmio de Gestão de Ativos no Saneamento Ambiental – Plantas e Redes e Outras Instalações”, Anderson Sodré viu um filme passar diante dos olhos ao ser anunciado finalista. “O sentimento é enorme, relembro todo aquele passo que a gente deu lá atrás, de pegar a ideia, implantar, trabalhar todos os mecanismos, transformar em resultado com as nossas atividades diárias e fazer com que este resultado seja algo significativo. Aqui é a redenção deste trabalho, então é muito emocionante e gratificante ser um finalista do PNQS 2022”.

Pela Sabesp MN, o case “Guarulhos, o desafio da redução de perdas” foi finalista na categoria “PEOS – Eficiência Operacional no Saneamento Ambiental – Gestão de Perdas”. O apresentador do trabalho fez questão de pontuar a participação de toda a equipe. “É uma emoção muito grande, porque isso é resultado de um trabalho de dois, três anos implantando uma prática que leva qualidade de vida e saúde para a população. E a gente ainda recebe um prêmio! Sinto-me muito feliz, meu chefe está aqui, a equipe toda está aqui, é uma sensação enorme para nós”, destacou Anderson Aparecido Barbosa.

Apresentando um case na categoria “PEOS – Eficiência Operacional no Saneamento Ambiental – Gestão de Eficiência Energética”, o finalista Fernando Paris Teixeira, da Sabesp RJ, resumiu a indicação como reconhecimento do trabalho e de esforço de toda equipe. “A expectativa era grande e a gente sabia do potencial do projeto, e a gente fez, trouxe aqui e conseguiu contribuir com resultados para todo o setor de saneamento”.

Emocionado, o finalista Hélio Magalhães, da Copasa, mal conseguia segurar o choro. “Muito maravilhoso, porque isso está contribuindo com a saúde da população através do nosso trabalho e isso não tem preço. Fico motivado e muito orgulhoso por ser finalista deste prêmio. O nosso serviço no Gerenciamento Integrado da Manutenção Eletromecânica é muito importante na condução da água e na coleta do esgoto, ele é conhecido como o coração do saneamento”, agradeceu.

Os cases apresentados estarão na plataforma da Associação e também nos anais do 25º PNQS 2022.

Confira entrevistas no talk show PNQS 2022 no canal da ABES no YouTube (clique aqui)

Acesse o álbum de fotos desta edição (clique aqui).

 

15 Comentários em PNQS 2022 | Anúncio emociona finalistas: “aqui é a redenção de todo o nosso trabalho, é muito gratificante”

  1. After looking into a few of the blog posts on your web page, I really like your way of blogging. I book-marked it to my bookmark website list and will be checking back soon. Please check out my web site as well and let me know what you think.

  2. One of the leading academic and scientific-research centers of the Belarus. There are 12 Faculties at the University, 2 scientific and research institutes. Higher education in 35 specialities of the 1st degree of education and 22 specialities.

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.