Últimas Notícias

PNQS Ciclo 2023: Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento será carbono neutro

Os participantes poderão colaborar voluntariamente com a iniciativa ambiental e social, promovendo a sustentabilidade para o evento, que acontece entre este domingo e terça-feira (21), em Atibaia/SP.

O Comitê Nacional da Qualidade (CNQA) da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária (ABES) promoverá entre os dias 19 e 21 de novembro, em Atibaia/SP, um evento carbono neutro: o Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento – PNQS Ciclo 2023. Por meio de uma ação inovadora, em parceria com a HIDROBR, empresa de soluções ambientais, a ABES realizará um mercado voluntário de carbono experimental durante o mais importante prêmio no país sobre a excelência na gestão do saneamento ambiental.

O objetivo desta iniciativa é promover a neutralização das emissões de carbono geradas pelos participantes do Prêmio por meio da compra de créditos de carbono gerados a partir da atividade de coleta seletiva e triagem de materiais recicláveis.

Será um experimento que busca promover a inovação, o desenvolvimento sustentável e a inclusão social, por meio da valorização da atividade de catadores de materiais recicláveis.

A geração de créditos de carbono a partir de projetos sociais como esse pode contribuir significativamente para a mitigação dos impactos ambientais causados pelas atividades humanas, além de gerar benefícios sociais e econômicos para as comunidades envolvidas.

Alinhada aos conceitos de ESG e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU, a ABES vem buscando não apenas promover a neutralização das emissões de carbono em seus eventos presenciais e online, mas engajar seus associados e público participante nessas iniciativas sustentáveis.

A HIDROBR, com expertise deste projeto e de metodologia aprovada, já realizou este ano durante o 32º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, realizado em maio deste ano, em Belo Horizonte – MG, assim como no I SANEAR Paraíba, que aconteceu em outubro, em João Pessoa/PB, sendo ambos os projetos realizados com sucesso para a compensação da emissão de carbono.

Em parceria com a ABES, em 2022, a HIDROBR elaborou um projeto pioneiro baseado nas metodologias do MDL da ONU para emissão de créditos de carbono pela ASCAP – Associação de Catadores de Material Reciclável, a partir da atividade de triagem e coleta seletiva de resíduos na cidade de Nova Lima – MG. Os créditos de carbono gerados pelo projeto serão vendidos no PNQS Ciclo 2023 com o intuito de proporcionar aos participantes uma forma inovadora e socialmente impactante de neutralizar as emissões de carbono geradas pela sua participação no evento de premiação.

Os mercados de carbono têm sido apontados como o principal instrumento para a transição para uma economia de baixo carbono, no entanto, a sua acessibilidade ainda é restrita para empreendedores de grande porte ou projetos de preservação na Amazônia.

Esse experimento tem como objetivo mostrar que é possível criar mercados de carbono acessíveis para todo mundo, de forma transparente e ainda garantindo o devido e necessário impacto social das suas operações.

A participação ocorrerá no momento da apresentação da HIDROBR durante o PNQS. Na ocasião, será disponibilizada a chave para pagamento via PIX (abes@abes-dn.org.br) para a aquisição dos créditos de carbono por cada participante, sendo sugerida a aquisição de R$ 10,00 em créditos para a neutralização das emissões do evento.

Participe da transformação do PNQS Ciclo 2023 em carbono neutro em uma ação com impacto ambiental e social!