Últimas Notícias

Prêmio Jovem da Água de Estocolmo divulga cronograma da edição 2024

Secretarias de educação, e ciência e tecnologia se unem à Companhia de Saneamento da cidade de Maricá -RJ criando mobilização inédita para engajar professores na participação do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo (SJWP). A ação contou com a presença dos coordenadores do Programa de Jovens Profissionais do Saneamento da ABES, que são responsáveis pela organização da competição no Brasil junto à Câmara Brasileira de Comércio na Suécia (Brazilcham Sweden). Foto: Cíntia Chermon.

No dia 22 de novembro de 2023, representantes do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo participaram de uma ação de divulgação com os professores da rede estadual, federal e particular do município de Maricá no estado do Rio de Janeiro.

Representantes do programa Jovens Profissionais do Saneamento da ABES, Witan Silva e Luan Oliveira, apresentaram o Prêmio Jovem da Água de Estocolmo aos professores da rede estadual, federal e particular da cidade de Maricá. Foto: Cíntia Chermon.

A iniciativa é fruto de uma parceria construída entre o Prêmio SJWP, a Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia e a Companhia Municipal de Saneamento de Maricá – SANEMAR. A apresentação foi conduzida pelo coordenador do Programa Jovens Profissionais do Saneamento da ABES, que responde pela organização do Prêmio no Brasil, Witan Silva, e pelo secretário geral do JPS ABES, Luan Oliveira. Durante a apresentação, foi abordado junto aos professores qual o papel do Prêmio na promoção da ciência jovem no Brasil destacando o impacto que ele traz para os orientadores e jovens de 15 a 20 anos. Além disso, os professores tiveram a oportunidade de interagir e tirar dúvidas sobre todas as etapas da premiação bem como a agenda esperada para 2024.

Coordenador do programa Jovens Profissionais do Saneamento da ABES, Witan Silva, fala sobre a importância do engajamento dos professores na promoção da ciência jovem no Brasil. Foto: Cíntia Chermon.

Além dos professores e representantes educacionais, a apresentação contou com a presença da secretária de Ciência e Tecnologia de Maricá, Adriana Costa, e de representantes da Companhia de Saneamento de Maricá – SANEMAR.

Eliane Pereira Lobo Carvalho, Supervisora Educacional na SANEMAR, Adriana Costa, Secretária de Ciência de Tecnologia de Maricá e Witan Silva, Coordenador do Programa Jovens Profissionais do Saneamento da ABES falam sobre a parceria entre o Prêmio SJWP e a cidade de Maricá. Foto: Cíntia Chermon.

Prêmio Juventude Sanear – Das águas de Maricá até Estocolmo

Como forma de incentivar o município a participar do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo, a cidade de Maricá, por meio da SANEAMAR e da Secretaria de Ciência e Tecnologia, está lançando uma premiação municipal seguindo as premissas do SJWP. A premiação municipal tem como objetivo fomentar a ideação e iniciação científica, além de criar uma espécie de preparatório para que os projetos inscritos sejam compatíveis para se inscrevem no Prêmio Jovem da Água de Estocolmo. A iniciativa reforça o compromisso da cidade de Maricá com a promoção da ciência jovem brasileira e valorização dos professores, incentivando o protagonismo nacional e internacionalmente. 

Segundo o coordenador do SJWP 2024, o trabalho realizado pela cidade de Maricá representa um marco no comprometimento das gestões municipais no incentivo à ciência. Através da ação, é esperado que o município descubra e estimule novos talentos, alcance o reconhecimento do trabalho educacional promovido na região e o potencial da juventude de Maricá na busca do tão sonhado “Nobel da Ciência Juvenil”.

Professores, representantes da SANEMAR e Secretaria de Ciência e Tecnologia tiram dúvidas sobre as etapas do Prêmio SJWP. Foto: Cíntia Chermon.
Momento de encerramento da apresentação do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo. Foto: Cíntia Chermon.

Momento de encerramento da apresentação do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo. Foto: Cíntia Chermon.