Últimas Notícias

Presidente nacional da ABES participa do lançamento do 1º Fórum Latino-Americano da Água

Alceu Guérios Bittencourt marcou presença no evento realizado em Aracaju, Sergipe, durante o XXV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, da ABRHidro, que acontece até sexta-feira (24).

O presidente nacional da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, Alceu Guérios Bittencourt, esteve presente nesta terça-feira, 21 de novembro, na mesa de lançamento do 1º Fórum Latino-Americano da Água. A iniciativa é uma realização da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas – ABAS, em parceria com a ABES, a Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas – Rebob e a Rede Latino Americana de Organismos de Bacias – Relob, com apoio da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico – ANA e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – Unesco. O Fórum acontece juntamente com o XXV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, da Associação Brasileira de Recursos Hídricos – ABRHidro, que vai até esta sexta-feira (24).

Na ocasião também aconteceu a cerimônia de Fundação do Conselho Latino-Americano da Água.

O objetivo do Fórum é fortalecer o diálogo e a integração de processos decisórios e de governança sobre água e saneamento no âmbito dos países latino-americanos, nos contextos político, técnico e institucional, assim como estabelecer redes, interações e agendas de recursos hídricos que contribuam para o desenvolvimento sustentável na América Latina.

Alceu Guérios Bittencourt e ressaltou que “a ABES participou desta iniciativa desde o início e é uma grande satisfação estar aqui nesse momento histórico”.

A superintendente do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), Mara Ramos, também prestigiou a cerimônia de lançamento. “É uma grande alegria participar desse processo. Estão aqui várias instituições unidas em prol da gestão das águas”. Mara ainda participou de um painel no primeiro dia, com o tema “Água e Financiamento”

Presente no lançamento, Filipe Sampaio, diretor da ANA, disse que “o conselho Latino Americano da Água é um sonho se tornando realidade para avançarmos ainda mais e ter resultados concretizados daquilo que temos como metas e objetivos”.

O presidente da ABAS, José Paulo Godoi, também destacou a satisfação em fazer parte da iniciativa. “É uma grande alegria participar deste processo e vamos contribuir de todas formas possíveis”. 

A expectativa do evento é agregar um amplo leque de instituições do setor de recursos hídricos dos 35 países que compõem a América Latina, incluindo gestores, técnicos, usuários, acadêmicos, indígenas, mulheres, jovens, empresários, legisladores, tomadores de decisão, comunicadores e, especialmente, representantes da sociedade civil.

O 1º Fórum Latino-Americano da Água aconteceu nos dias 21 e 22 de novembro.

ABES no XXV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos

O vice-presidente nacional da ABES, Mario Guerino, integrou a abertura do XXV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, no dia 19 de novembro.

Dia 23 de novembro

Além do Fórum Latino-Americano da Água, a ABES está presente em discussões do XXV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos. Nesta quinta-feira, 23 de novembro, Josivan Cardoso, membro da Câmara Temática de Gestão de Recursos Hídricos da ABES, integrará a mesa “Diálogos: Gestão de Recursos Hídricos e Saneamento”, às 10h30, no Auditório 6. Também participarão Nazareno Marques de Araujo (ANA – Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico); Vinicius Fuzeira de Sá e Benevides (ABAR – Associação Brasileira de Agências Reguladoras /ADASA); José Paulo Godoi Martins Netto (Associação Brasileira de Águas Subterrâneas – ABAS; Estela Testa, Sindesam e do Conselho de Saneamento da Abimaq/Pieralisi; Monica Ferreira do Amaral Porto, professora Universidade de São Paulo – USP); e Caroline Governatori (Sabesp).

Por sua vez, o presidente Alceu Guérios Bittencourt, será um dos debatedores da mesa “GRH e Universalização do Saneamento”, às 15h30, no Auditório 3. A moderação ficará por conta de Monica Ferreira do Amaral Porto, professora da USP – Universidade de São Paulo. Também participará do debate Benedito Braga, do Conselho Mundial da Água – WWC; e Paulo Lopes Varella Neto, representante do FNOGA – Fórum de Organismos Gestores de Recursos Hídricos]

Para conferir a programação completa, acesse aqui.