
Encontro Témático reuniu especialistas nesta segunda (29) para aprofundar o tema. Evento está disponível no canal da ABES no YouTube.
Por Equipe de Comunicação ABES
Nesta segunda-feira, 29 de novembro, a ABES Seção Rio Grande do Sul e a Câmara Temática de Gestão de Perdas e Eficiência Energética da ABES, em parceria com o Observatório de Mudanças Climáticas de São Leopoldo/RS, realizaram um Encontro Temático para discutir o hidrogênio verde como fonte renovável.
O evento, que aconteceu no ABES Conecta, com transmissão pelo canal da Associação no youTube, contou com apoio institucional da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan).
O webinar teve apresentação de Ricardo Röver Machado, coordenador da CT Gestão de Perdas e Eficiência Energética, e moderação de Andrea Andrade Matos, gestora de Energia da Sabesp e de Everson Gardel de Melo, coordenador do Observatório de Mudanças Climáticas de São Leopoldo.
Um dos maiores desafios da atualidade é a diversificação da matriz energética, o que é considerado essencial para o enfrentamento das mudanças climáticas que impõe a diversas nações o risco de escassez, e mesmo apagões que trazem transtornos e riscos à sociedade.
Neste cenário surgem, em diversas partes do mundo, pesquisas, experimentos e realizações para a obtenção e aproveitamento do Hidrogênio como fonte de Energia e, mais recentemente, a obtenção do Hidrogênio a partir de fontes renováveis (eólica e solar, principalmente), dando origem ao Hidrogênio Verde.
Para aprofundar este importante assunto, o evento teve a participação dos especialistas Sidney Gonçalves de Oliveira Sobrinho, engenheiro e consultor em Pesquisa e Novas Tecnologias, Mônica Saraiva Panik, diretora de Relações Institucionais da Associação Brasileira do Hidrogênio, e Carlos Alberto Mendes Moraes – pesquisador e professor da UNISINOS.
Mônica Saraiva Panik falou sobre transformação energética, fontes renováveis, descarbonização da economia, destacando os cenários brasileiro e mundial do hidrogênio.
A engenheira abordou as etapas e os processos de produção do hidrogênio, qual a sua funcionalidade e como eles podem contribuir com o meio ambiente. Ela explicou quais são os tipos de produção do hidrogênio (hidroelétrica, solar e eólica, entre outras) e apresentou projetos pilotos produzidos no Brasil. Segundo a especialista, mais de 30 países estão aderindo à prática com mais de 131 projetos, o que movimentará até 2030, U$500 bilhões. Entre os principais países estão EUA, Canadá, França, Alemanha e Japão.
Sidney Gonçalves de Oliveira Sobrinho mostrou o cenário atual e previsto de cada tecnologia e esforço para a redução de CO2. Entre outros tópicos, ele falou sobre obtenção, produção e uso energético, processos eletrólise/célula combustível e de tratamento.
Por sua vez, o professor Carlos Alberto Mendes Moraes falou sobre pesquisas e processos para o desenvolvimento de novos materiais e tecnologias, recursos naturais, sustentabilidade e economia circular. O evento está disponível neste link.
Agende-se: nesta quinta-feira, 2 de dezembro, às 10h, terá o webinar “Contratos de Performance para Parcerias mais Eficientes na Redução de Perdas e Eficiência Energética” é o tema do próximo Encontro Temático, que será realizado nesta quinta-feira, 2 de dezembro. Inscreva-se aqui.
ABES Conecta
Sucesso da Associação, o programa ABES Conecta disponibiliza conteúdo qualificado em webinares gratuitos e cursos pagos sobre os temas mais relevantes do setor de saneamento e meio ambiente. Já são mais de 350 mil visualizações nas transmissões!
Ainda não é um associado da ABES? Clique aqui e junte-se a nós!
As opiniões emitidas neste evento não exprimem, necessariamente, a visão da ABES.
Dicas, comentários e sugestões