Últimas Notícias

Sessão especial da Brazil Water Week fala sobre o direito humano à água

Webinar gratuito com participação de especialistas em Direitos Humanos foi realizado na tarde desta quinta-feira, 15 de outubro 

Por Jéssica Marques 

Uma sessão especial da Brazil Water Week  (Semana da Água no Brasil), realizada nesta quinta, 15 de outubro, tratou do tema “Água – Direitos Humanos e esperança”. O webinar reuniu diversos especialistas no tema para falar sobre o  direito humano à água potável e saneamento, reconhecido pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). 

A sessão integra o Tema 1 do evento, que é “Água, Esgoto e Saúde para todos”, e faz parte da série de webinares gratuitos que acontecerão até 22 de outubro, antecedendo a BWW, mais importante evento internacional sobre água realizado no País. A realização conta com patrocínio da Sabesp, Miya, ANA, Suez, Aegea, Cedae e Iguá Saneamento.

A moderação do webinar foi feita por Adriano Cândido Stringhini, diretor de Gestão Corporativa da Sabesp. 

“Em pleno século 21, em que estamos nesse evento virtual, muitos com celulares com a última tecnologia, temos acesso a enciclopédias inteiras nas palmas das nossas mãos e infelizmente temos milhões de seres humanos que não possuem acesso à infraestrutura mais básica: a água. Água potável para beber e até para lavar as mãos nesse momento de pandemia. É disso que estamos falando nesse painel. É algo que nos entristece e que cobra uma posição de autorresponsabilidade e urgente, uma ação de todos nós”, ressaltou Stringhini, durante a abertura da sessão.

Participaram do encontro os seguintes convidados:

Cardial Dom Claudio Hummes Cardial Emérito de São Paulo, relator geral do Sínodo para a Amazônia, novos caminhos para a Igreja e para a ecologia integral, presidente da Conferência da Igreja Amazônica;

Patricia Gualinga, líder de referência ambiental do Povo Sarayaku. Membro da REPAM, Equador;

Enrique Cresto, administrador do Centro Nacional de Obras de Água e Saneamento;

Gabriela Sacco, fundadora e diretora executivo do Instituto para Diálogo Global e Cultura de Encontro;

José Luis Lingeri, secretário geral do Sindicato dos Trabalhadores em Obras Sanitárias da Grande Buenos Aires, presidente da Fundação dos Trabalhadores de Saúde para Treinamento e Desenvolvimento;

Sandoval Alves Rocha, assessor do Fórum de Águas da cidade de Manaus, representante do Serviço Amazônia de Ação Social, Reflexão e Educação – SARES;

Luis Liberman, fundador e diretor geral do Instituto para Diálogo Global e Cultura de Encontro;

João Gutenberg Coelho, secretário executivo da Rede da Igreja Panamazônica.

O conteúdo pode ser acessado gratuitamente, na íntegra: versão em português, English version e versión en español

Sessões especiais

Promovida pela ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, a Brazil Water Week fará, ao todo, nove sessões especiais online, abertas ao público e gratuitas, abordando diversos assuntos ligados à universalização dos serviços de saneamento no Brasil.

O próximo encontro está marcado para o dia 20 de outubro, às 14h, e terá como tema “ESG, Liderança Sustentável e Estratégias Integradas: os 2 lados da mesma moeda”. Clique aqui, confira a programação completa e faça já sua inscrição. 

Brazil Water Week

Durante uma semana, de 26 a 30 de outubro, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES promoverá em plataforma digital a Brazil Water Week (Semana da Água no Brasil), o mais importante evento internacional sobre água realizado no Brasil.

Durante os cinco dias de transmissão online, convidados de países da Europa, América, África e Ásia estarão reunidos para discutir a água em seus diversos aspectos e apresentar experiências, com foco no ODS 6 da ONU: Água e Esgoto para todos até 2030.

Ao todo, serão 26 sessões, divididas em 8 temas principais, mais de 50 horas de conteúdo online e mais de 100 palestrantes. As inscrições para o evento podem ser feitas neste link.

 

1 Comentário em Sessão especial da Brazil Water Week fala sobre o direito humano à água

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.