Últimas Notícias

Universalização do saneamento abre sessão especial da Brazil Water Week e lança Congresso da ABES 2021

Com autoridades do setor, evento debateu os desafios e perspectivas para ampliação da cobertura dos serviços de água e esgoto no País.

Por Murillo Campos

O desafio da universalização do saneamento no Brasil foi o assunto de estreia da sessão especial da Brazil Water Week (Semana da Água no Brasil), realizada nesta terça, dia 13, pela ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental. O encontro faz parte da série de webinares gratuitos que acontecerão até 22 de outubro, antecedendo a BWW, mais importante evento internacional sobre água realizado no País, com patrocínio da Sabesp, Miya, ANA, Suez, Aegea, Cedae e Iguá Saneamento.

A estreia da iniciativa contou com a participação de Barjas Negri, prefeito de Piracicaba; Neuri Freitas, diretor-presidente da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece); Helder Cortez, diretor de Unidades de Negócio do Interior da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece); Jacy Prado, presidente da Concessionária Mirante; e, Mônica Porto, diretora de Sistemas Regionais da Sabesp.

Com moderação de Monica Bicalho, coordenadora da Câmara Temática da ABES de Saneamento Rural, os especialistas trataram sobre o atual cenário de cobertura de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto no País, abordando as mudanças previstas com o novo marco regulatório, a regulação no setor de saneamento, tarifas, expectativas de investimentos e as medidas necessárias para assegurar os serviços para toda a população.

Clique aqui e assista ao evento completo de estreia da sessão especial da Brazil Water Week.

31º Congresso da ABES

A sessão marcou também o lançamento do 31º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental da ABES, que terá como tema central “Cidades inteligentes conectadas com o saneamento e o meio ambiente: desafios dos novos tempos” e será realizado em Curitiba/PR, em 2021.

“O Congresso terá um tema instigante baseado em cidades inteligentes. Teremos também toda a agenda do saneamento, envolvendo discussões sobre o novo marco regulatório, universalização e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além de todos os trabalhos técnicos, com muita representatividade de produção de nosso País”, explicou Alceu Guérios Bittencourt, presidente nacional da ABES.

Promovido a cada dois anos, o Congresso da ABES é o maior, mais qualificado e expressivo evento do setor no País, reunindo profissionais do setor – de empresas públicas e privadas, acadêmicos, estudantes e especialistas internacionais, com palestras de alta qualidade técnica. O evento ocorrerá simultaneamente à Fitabes – Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental.

“Muitas vezes, o saneamento é colocado só como uma infraestrutura a mais e, neste Congresso, queremos inserir o saneamento como prioridade para a sustentabilidade e resiliência das cidades”, disse Selma Aparecida Cubas, diretora da ABES Seção Paraná.

“O maior desafio é conectar o saneamento básico ao planejamento e ações prioritárias do Estado, com tecnologias inovadoras, inclusivas e universais, que atendam a todos e promovam o bem-estar dos moradores”, complementou Luiz Henrique Bucco, presidente da ABES Seção Paraná.

Sessões especiais

Promovida pela ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, a Brazil Water Week fará nove sessões especiais online, abertas ao público e gratuitas, abordando diversos assuntos ligados à universalização dos serviços de saneamento no Brasil.

O próximo encontro será nesta quarta, dia 14 de outubro, às 10h, e vai falar sobre o ODS6 e a experiência da tarifa social no mundo. Clique aqui, confira a programação completa e faça já sua inscrição.

2 Comentários em Universalização do saneamento abre sessão especial da Brazil Water Week e lança Congresso da ABES 2021

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.