Últimas Notícias

ABES promove em São Paulo, com presença da CNBB e da Faculdade de Saúde Pública/USP, roda de conversa sobre o saneamento e o combate à zika e à dengue

 

O encontro, que será realizado em 3 de março na sede da ABES-SP, terá palestras de Dante Ragazzi Pauli, presidente nacional da ABES, de Delsio Natal, Professor do Departamento de Epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública/USP, e de Toninho Evangelista, secretário da Campanha da Fraternidade, que este ano aborda o saneamento.

Como parte do lançamento da campanha “Mais Saneamento, menos zika” promovida pela ABES, será realizada, no dia 3 de março, às 18h, uma roda de conversa sobre o Saneamento e o combate à zika e à dengue. O encontro terá palestras de Dante Ragazzi Pauli, presidente nacional da ABES, e de Delsio Natal, Professor do Departamento de Epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública/USP, e de Toninho Evangelista, secretário da Campanha da Fraternidade da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – Regional Sul 1 (São Paulo). A campanha este ano aborda o saneamento.

Em sua palestra, “Os desafios do Saneamento no Brasil”, Dante discorrerá sobre o papel do setor no combate às doenças. Problemas de infraestrutura, como abastecimento de água, esgotamento sanitário e coleta de resíduos sólidos, são ainda aspectos que favorecem a proliferação de doenças e do mosquito Aedes aegypti nas cidades”, afirma.

O Professor Natal, por sua vez, abordará o tema “O Aedes aegypti desafiando o Brasil”, na qual apresentará um histórico do mosquito no país, cuja presença foi registrada no século 17. “O Aedes aegypti possui mecanismos de fácil dispersão e encontrou nas cidades tropicais do planeta ambientes favoráveis ao seu desenvolvimento. Estes aglomerados humanos, em sua quase totalidade, são desprovidos de uma estrutura completa de saneamento e facilitam a proliferação da espécie, a qual, em alta densidade, multiplica as infecções e gera graves epidemias.”

Toninho Evangelista, Secretário Executivo da Campanha da Fraternidade no Regional Sul 1 (São Paulo), da CNBB, falará sobre a Campanha da Fraternidade 2016, cujo tema é “Casa comum, nossa responsabilidade”, com foco no saneamento básico.

Saiba mais sobre a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016 aqui

As inscrições para o encontro podem ser feitas pelo email comunicacao@abes-sp.org.br

Campanha “Mais Saneamento, menos zika”

A campanha da ABES iniciou-se com a divulgação aos associados e à sociedade, por meio dos veículos de mídia, do alerta sobre a importância do Saneamento básico no combate às doenças.

A iniciativa da ABES busca concentrar esforços para conscientizar a sociedade de todo o Brasil de que somente por meio do saneamento básico mudaremos o cenário epidemiológico de expansão de doenças cujos agentes são transmitidos pela falta de saneamento, como por exemplo o mosquito Aedes aegypti, que transmite  zika e chikungunya, além da já conhecida dengue. O estado de alerta em que se encontra o país demonstra que persiste a necessidade de investimentos em saneamento básico para as cidades brasileiras.

Conheça a campanha aqui

Cartilha da PNRS para crianças

A ABES-SP lançou em 2015 a Cartilha da Política Nacional de Resíduos Sólidos para Crianças, como parte da campanha DIADESOL, concurso de desenho e vídeo que conscientiza crianças, jovens e educadores sobre as questões relacionadas aos resíduos sólidos.

A Cartilha traz informações sobre a prevenção e o combate à dengue. Acesse: aqui

Serviço:

Roda de conversa: O Saneamento e o combate à zika e à dengue

Quando: dia 3 de março, quinta-feira, às 18h

Onde: sede da ABES-SP – Rua Eugênio de Medeiros, 242 – 6º andar – Pinheiros  (próximo à estação do Metrô)

Entrada franca

Inscrições: comunicacao@abes-sp.org.br

Participe! Seja o primeiro a comentar

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: