ABES presente no 48º Congresso da Assemae, que acontece em Fortaleza, até 30 de maio

Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES estará presente no 48º Congresso Nacional de Saneamento da Assemae, realizado de 27 a 30 de maio, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.

O presidente da ABES-CE, Francisco Humberto Carvalho Jr., representou o presidente nacional da ABES, Roberval Tavares de Souza, na abertura do 48° Congresso Nacional de Saneamento do Assemae, que aconteceu nesta segunda, 28 (veja abaixo). O presidente da ABES-AM, Rainier Pedraça de Azevedo também prestigiou a cerimônia. Além da presença na abertura, a Associação terá estande no qual apresentará suas iniciativas, entre elas a UNIABES, a maior plataforma EAD do Brasil de cursos para o Saneamento Ambiental.

Na solenidade, o presidente da Assemae, Aparecido Hojaij, saudou todas as autoridades e demais participantes e destacou a importância do investimento em saneamento no país. O congresso tem como tema central as “Alternativas de financiamentos para o Saneamento público” e os painéis e mesas-redondas do evento procuram debater as possibilidades que levem a universalização do saneamento no país.

Rainier, presidente da ABES-AM, e Humberto, presidente da ABES-CE

Nesta terça-feira, 29, Rainier Azevedo apresentará dois trabalhos técnicos: “Utilização de um filtro artesanal a base de zeólita para remoção de ferro e manganês de água subterrânea na Amazônia” e “Uma abordagem sobre a produção dos resumos executivos publicados nos cadernos de pesquisa em engenharia de saúde pública da Funasa”, instituição de origem do presidente da ABES/AM.

Na quarta, dia 30 de maio, o engenheiro Álvaro José Menezes, diretor nacional da entidade, será um dos palestrantes do terceiro e último painel Congresso da Assemae, que abordará a conjuntura do saneamento básico no Brasil e as propostas de revisão do marco legal do setor. O painel reunirá lideranças das principais entidades que atuam na área de saneamento básico, além de representantes do Governo Federal. “Vou representar o presidente Roberval Tavares de Souza neste painel, no qual teremos a oportunidade de fortalecer as visões, os entendimentos e as posições da ABES em favor da busca pela universalização com eficiência, segurança, custos compatíveis com a realidade e investimentos que representem, de fato, melhoria na qualidade dos serviços de saneamento brasileiros.”

A coordenação do painel será do vice-presidente nacional da Assemae, Rodopiano Marques Evangelista. Também participam os seguintes especialistas: Martha Seillier (assessora-chefe da Assessoria Especial da Casa Civil da Presidência da República); Geraldo Melo Correa (secretário substituto da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades); Aparecido Hojaij (presidente da Assemae); Roberto Tavares (diretor-presidente da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento – Aesbe); e Fernando Alfredo Franco (presidente da Associação Brasileira de Agências de Regulação – ABAR).

Segundo o presidente da Assemae, Aparecido Hojaij, o debate pretende avaliar os avanços e desafios do saneamento básico, buscando soluções para fortalecer os serviços públicos do setor. “Outro ponto alto do painel trará a discussão sobre a revisão da Lei 11.445/2007, anunciada pelo Governo Federal. Entendemos que este processo deve ser realizado com a ampla participação social, respeitando a autonomia e titularidade dos municípios”, acrescenta.

Estande

A ABES também terá um estande na área expositiva do evento. Neste espaço os visitantes poderão conhecer todas as iniciativas da entidade, com destaque para a UNIABES (http://www.uniabes.com.br/), a maior plataforma EAD do Brasil de cursos para o Saneamento Ambiental, que atualmente oferece 14 cursos.

Sobre a ABES

Completando em junho 52 anos de atuação pelo saneamento e meio ambiente no Brasil, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental –ABES reúne em seu corpo associativo cerca de 10.000 profissionais do setor. A ABES tem como missão ser propulsora de atividades técnico-científicas, político-institucionais e de gestão que contribuam para o desenvolvimento do saneamento ambiental, visando à melhoria da saúde, do meio ambiente e da qualidade de vida das pessoas.

www.abes-dn.org.br

Serviço:

ABES no 48º Congresso Nacional de Saneamento da Assemae

Quando: de 27 a 30 de maio – no dia 30 de maio, Álvaro Menezes da Costa integrará o painel “Conjuntura do Saneamento Básico e o Marco legal”

Onde: no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza – Av. Washington Soares, 999 – Edson Queiroz, Fortaleza/CE

 

Participe! Seja o primeiro a comentar

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: