Últimas Notícias

PNQS 2019 monta a “Tropa de Elite” do saneamento

Por Ivana Ramacioti, de Salvador/BA

Já que realizar o saneamento no Brasil não é tarefa fácil, o PNQS 2019 trouxe nesta sexta, 29 de novembro, último dia do evento, o sociólogo e ex-capitão do BOPE Rodrigo Pimentel, criador do filme “Tropa de Elite”, para ministrar a palestra “Construindo Tropas de Elite” no encerramento do 22º Seminário Benchmarking.  A proposta da palestra foi mostrar como se constroi equipes de alta performance, capazes de obter resultados, superar desafios e se autogerenciar e se automotivar. Fazendo uma analogia entre a realidade do BOPE e a das empresas de saneamento, Pimentel falou dos princípios das operações especiais, que podemos aplicar nas empresas: planejar com simplicidade, treinar à exaustão, observar os fatores de segurança, executar com rapidez e determinação e sempre avaliar como foi a “missão”. Também ressaltou que o reconhecimento para uma equipe de elite é imprescindível pois uma equipe de alta performance trabalha focada em um objetivo maior, uma missão nobre. Interagindo com a platéia, perguntou se os líderes elogiam seus subordinados e disse que esse é o primeiro passo se quiserem estabelecer uma relação de confiança com a equipe. Destacou que a missão dos sanitaristas é tão nobre quanto à dos profissionais de segurança pública, pois ambos buscam preservar a vida.
Confira aqui o álbum de fotos do evento.

E para formar uma verdadeira tropa de elite do saneamento no país, o palestrante, que inspirou o ator Wagner Moura a criar o personagem Capitão Nascimento no longa-metragem, abordou o que está além dos processos técnicos do setor: o compromisso e com a marca das empresas, foco nos resultados, trabalho em equipe, superação de limites, alcance das metas, liderança mútua, autorrealização no cumprimento da missão-tarefa, além do sentimento de pertencimento. “Minha tarefa hoje é despertar nas pessoas a vontade de superar os desafios no ambiente de trabalho e focar a liderança não só sob o aspecto do compromisso, das estratégias, do treinamento, mas também das atitudes. É fazer com que o profissional vá e vença”.

Para Pimentel, todo executivo lidera ações especiais. “A missão do saneamento no Brasil é das mais nobres. E para cumprir qualquer missão, liderando com excelência, basta ter entusiasmo”, frisou o palestrante, explicando a importância de influenciar equipes com a troca de experiências, os incentivos, o reconhecimento e o compartilhamento de idéias no dia a dia das empresas. “O orgulho de pertencer a uma organização é o catalisador do sucesso. Tenham muito orgulho porque vocês distribuem água e esgoto para famílias brasileiras”, finalizou Pimentel, que apresentou todos esses conceitos, contando suas histórias profissionais e o processo de realização do filme Tropa de Elite.

 

Participe! Seja o primeiro a comentar

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: