Últimas Notícias

Premiação PNQS 2019: em cerimônia emocionante, “Oscar do Saneamento” contempla as melhores em gestão e homenageia profissionais do setor

Por Ivana Ramacioti e Suely Melo

Entre os dias 27 e 29 de novembro, Salvador, na Bahia, foi palco para a realização do PNQS Ciclo 2019 (Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento). Nos dias 27 e 28 foi realizado o 22º Seminário de Benchmarking do PNQS, cuja novidade foi um Painel sobre a Missão de Estudos que o PNQS promove ao final do ciclo do Prêmio. Na última noite, 29, o CNQA – Comitê Nacional da Qualidade ABES realizou a tradicional cerimônia de entrega de prêmios aos vencedores da 23ª edição do “Oscar do Saneamento”. Regada a muita emoção, a solenidade contou ainda com belas homenagens a profissionais e empresas que se destacaram na busca e aplicação de boas práticas de gestão do saneamento ambiental do país, ajudando a promover a modernização e a universalização do setor. Uma destas honrarias foi concedida ao Presidente Nacional da ABES, Roberval Tavares de Souza.  Confira aqui o álbum de fotos do evento.
 
As empresas premiadas se destacaram pela utilização de práticas que apresentaram os melhores resultados de desempenho. “Nossa meta é a busca pela excelência, melhorias e superações a cada ano. Ficamos felizes em ver as mudanças nas corporações e notar o quanto podemos aperfeiçoar processos, procedimentos, comportamentos e oferecer serviços de qualidade à população”, enfatizou Rosana Dias, coordenadora do CNQA, acompanhada pelo secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento da Bahia, Leonardo Góes, na ocasião, representando o Governador do Estado, Rui Costa.  Veja aqui a lista completa das reconhecidas AMEGSA e Selo da Qualidade (SQFSA) no Ciclo 2019 do PNQS. 

Categoria IGS – Inovação da Gestão em Saneamento Ambiental

Foram 54 cases inscritos nesta categoria e 20 selecionados para apresentação no Seminário de Benchmarking. Venceu a Sabesp Unidade de Tratamento de Esgoto – MT com o trabalho “Gestão do recebimento de obras com a utilização de equipamento de inspeção interna de tubulações (robô)”.

Categoria PEOS – Prêmio Eficiência Operacional no Saneamento Ambiental

Com os temas “Gestão de Perdas” e “Gestão de Esgotamento Sanitário”, a categoria teve 50 inscritos e 30 selecionados para o Seminário de Benchmarking.

A Sabesp Unidade de Tratamento de Esgoto – MT foi a vencedora em “Gestão de Esgotamento Sanitário”, com o case “Avaliação da Performance das Estações de Tratamento de Esgoto”.

E em Gestão de Perdas, a grande vencedora foi a Corsan SURLIT, com o “Projeto de Regularização de Ligações Clandestinas – Bairro Agual”.

Entre premiações e homenagens, representando todas as empresas do setor, o Presidente da Embasa, anfitriã do evento, Rogério Cedraz, falou aos presentes. “Dia de celebrar os avanços, as melhorias e aprimoramentos do setor. Tenho visto que a premiação do PNQS vem sendo um grande aprendizado para a gestão e a qualidade do saneamento em todo o país. Parabéns à ABES e às empresas de saneamento do Brasil pelo trabalho contínuo que contribui com o desenvolvimento brasileiro e por enfrentar esse desafio nobre e ao mesmo tempo difícil, que é levar água e esgotamento sanitário, unindo forças pela excelência no atendimento à população”, discursou.

Homenagens:  Medalha Quíron

Patrono da Medalha Quírono engenheiro Walter Pinto Costa, um dos fundadores da ABES e grande incentivador do Setor de Saneamento no país e do PNQS, recebeu homenagem póstuma. A medalha foi criada para premiar pessoas que têm uma participação decisiva na promoção, implementação e divulgação do PNQS.

O Presidente nacional da ABES foi um dos homenageados da noite, recebendo a Medalha Quíron pela condução dos trabalhos ao longo de quatro anos de gestão, empenho e entusiasmo, defensor incansável do setor, grande entusiasta do PNQS e apoiador do CNQA, sempre objetivando a universalização do saneamento e a excelência da gestão. “Hoje o PNQS é um dos mais importantes produtos da ABES, oferecendo desenvolvimento científico, social e econômico à sociedade brasileira”, destacou o homenageado.

Para ele, o Brasil vive um momento decisivo com o novo marco legal do saneamento. “Para nós não interessa uma guerra entre o setor público e privado. O que vale é a união dos esforços. O saneamento deve ser tratado como algo diferente e especial pelo governo federal. O que importa é ser eficiente no atendimento ao público para levar água e esgotamento sanitário aos lares brasileiros”, enfatizou Roberval Tavares, lembrando que a premiação, que contempla empresas públicas e privadas, é prova que há eficiência nas duas áreas. Assista ao vídeo deste grande momento do evento na página da ABES no Facebook.

E as homenagens não pararam por aí. A categoria AMEGSA conta com examinadores voluntários de todo o Brasil, que aplicam conhecimento e compartilham experiência com o intuito de contribuir com a melhoria da gestão no setor. Nesta edição do PNQS, 104 examinadores integraram a etapa de avaliação das 57 organizações candidatas ao Prêmio.

Os homenageados neste quesito foram Aline Moraes de Oliveira de Oliveira e Luciano Ferreira Silva.

Os organizadores da premiação também homenagearam mais uma vez a secretaria da ABES pela dedicação ao PNQS, representada por Kátia Bella, Tâmara Magdanello, Mariana Tobias e Beatriz Araújo.

Novidade: parceria PNQS e SBGC (Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento)

Neste ano, o CNQA estabeleceu de forma inédita uma parceria com a SBGC (Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento) com o objetivo de fortalecer e disseminar as boas práticas de gestão do conhecimento no setor. Com autorização das candidatas, uma equipe de 7 examinadores voluntários e especialistas nos critérios de avaliação da SBGC analisou os relatórios de gestão, identificando as organizações com boas práticas de gestão do conhecimento como resultado deste processo. Neste cenário, quatro organizações se destacaram: Foram elas: Corsan (prêmio recebido por Sandro Camargo, assessor da presidência da Corsan, representando o Diretor Presidente da companhia, Roberto Barbuti) e Embasa (Rogério Cedraz, presidente) no Nível I; e Sabesp Unidade de Negócio Leste (Maycon Rogério de Abreu, superintendente da Unidade) e Sabesp Unidade de Negócios Oeste (reconhecimento recebido por Alessandro Muniz Paixão, gerente de engenharia, representando o Superintendente da Unidade, Aurélio Fiorindo) no Nível II.

“Acreditamos muito no papel fundamental do conhecimento nos negócios, na gestão e na sociedade”, destacou André Saito vice-presidente da SBGC. Esta parceria com a ABES foi uma satisfação muito grande porque o PNQS é um exemplo concreto de como podemos trabalhar com conhecimento, capturar e registrar boas práticas e compartilhar lições aprendidas”, prosseguiu.

Segundo ele, a SBGC vem, desde 2013, trabalhando para avaliar como o conhecimento é gerido em um modelo de referência. “A parceria é mais uma etapa no refinamento do processo de avaliação. Tivemos desafios… trabalhamos com o material do PNQS, que não foi elaborado para o modelo SBGC, e encontramos evidências de que o conhecimento está sendo trabalhado seja nas pessoas seja nos processos e nos sistemas”, finalizou.

Missão 2020 será na Itália

Falando em língua italiana, o secretário do CNQA, Márcio Romero, ao lado da coordenadora Rosana Dias, anunciou que a próxima missão do PNSQ será na Itália. “O grande diferencial do PNQS é promover o benchmarking e a transmissão de conhecimento. As nossas missões têm sido de muito sucesso. Tivemos a de São Francisco (EUA), a do Chile e agora vamos para a Itália. Será um momento de muito aprendizado e troca informações”, disse Márcio.

Antes de encerrar a edição 2019 do PNQS, o CNQA lançou outra novidade: o Troféu Turmalina Paraíba – Constância de Propósitos, cujo objetivo é homenagear as organizações reconhecidas no Nível IV com os troféus Rubi e Dublo Rubi nos últimos dois ciclos seguidos.

“Tão difícil quanto conquistar um reconhecimento de excelência é manter-se neste nível de excelência”, frisou a coordenadora adjunta do CNQA, Maria Ângela Sargaço. “Fica aqui o convite para a conquista deste troféu mesmo para aqueles que tenham recebido uma placa de finalista no nível B. Vamos vislumbrar o Turmalina Paraíba porque a busca da excelência é constante”, finalizou.

Para comemorar as conquistas, o público foi brindado com o ritmo contagiante da Banda Percussiva África Beat. 

Confira aqui o álbum de fotos do evento.

2 Comentários em Premiação PNQS 2019: em cerimônia emocionante, “Oscar do Saneamento” contempla as melhores em gestão e homenageia profissionais do setor

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.