Últimas Notícias

Coronavírus e Saúde: confira as publicações da ABES com as recomendações para o enfrentamento da pandemia

   Gerenciamento dos resíduos gerados nos cuidados com a COVID-19 nos domicíliosA ABES-SP por meio da sua Câmara Técnica de Resíduos Sólidos, a Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo- USP e a ABNT/CEE-129 – Comissão de Estudo Especial de Resíduos de Serviços de Saúde lançaram neste terça-feira, 28 de abril, o GUIA DE RECOMENDAÇÃO PARA GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DOMICILIARES DE PESSOAS COM COVID-19 durante o isolamento ou quarentena. Acesse aqui.

Nota técnica: o novo coronavírus e os sistemas de esgotamento sanitário no Brasil

A Câmara Temática de Tratamento de Esgoto da ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental elaborou a nota a seguir sobre o coronavírus e os sistemas de esgotamento sanitário no Brasil.

O material foi produzido por: Marcelo Kenji Miki (SP, coordenador geral da Câmara), Edgard Faust Filho (PR, coordenador adjunto), Gustavo Rafael Collere Possetti.(PR, secretário executivo) e Cesar Rossas Mota Filho (MG, secretário adjunto). Acesse aqui.

Cartilha de Melhores Práticas para a Prevenção do COVID-19 no Manejo dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU)

A ABES-SP disponibiliza a versão traduzida da ‘Cartilla de Mejores Prácticas para la Prevención del COVID-19 en el Manejo de los Residuos Sólidos Urbanos (RSU)’, documento lançado pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Naturais do México, em parceria com a Comissão Nacional de Ciência e Tecnologia e a Secretaria de Saúde do país. A tradução foi coordenada pela engenheira Roseane Maria Garcia Lopes de Souza, diretora da ABES-SP e coordenadora das Câmaras Técnicas de Saúde Ambiental e Resíduos Sólidos. Acesse aqui.


Recomendações para a gestão de resíduos em situação de pandemia por Coronavírus (COVID-19)

A ABES, por meio de suas Câmaras Temáticas Nacionais de Resíduos Sólidos, Saúde Ambiental e Comunicação, e com a colaboração de integrantes da Comissão de Estudos Especiais de Resíduos de Serviços de Saúde da ABNT (CEE 129 ABNT), disponibiliza o documento “Recomendações para a gestão de resíduos em situação de pandemia por Coronavírus (COVID-19)”. Acesse aqui.


Recomendações para prevenção do contágio da COVID-19 (Novo coronavírus – SARS-CoV-2) pela água e por esgoto doméstico

A diretora da ABES-SP e coordenadora das Câmaras Técnicas de Saúde Ambiental e Resíduos Sólidos da ABES-SP, Roseane Maria Garcia Lopes de Souza, foi uma das organizadoras da cartilha, elaborada por integrantes da Sala Técnica de Saneamento. Acesse aqui.

Nota Técnica nº 01/2020 Coleta Seletiva x Coronavírus

Documento sobre coleta seletiva e coronavírus foi elaborado por especialistas da ABES Seção Goiás (ABES-GO). Clique aqui.

 

Participe! Seja o primeiro a comentar

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.