Últimas Notícias

ABES Conecta: 7º Seminário Nacional de Gestão de Perdas de Água e Eficiência Energética será realizado em série especial de 5 webinares

Eventos virtuais ocorrerão entre os dias 1º de 29 de setembro e vão reunir especialistas de diversas áreas do saneamento do Brasil para compartilhar conhecimentos e experiências práticas para o enfrentamento das perdas e a busca de eficiência energética nos sistemas de abastecimento. Estreia terá Palestra Magna ministrada por Paulo Massato, diretor metropolitano da Sabesp.

Entre os dias 1º e 29 de setembro, acontecerá online o 7º Seminário Nacional de Gestão de Perdas de Água e Eficiência Energética. Promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, por meio de sua Câmara Temática de Gestão de Perdas e Eficiência Energética, a edição 2020 do encontro será apresentada em uma série especial de cinco webinares gratuitos no programa ABES Conecta.

A realização conta com parceria das Câmaras Técnicas de Gestão de Perdas e Eficiência Energética das Seções estaduais da ABES: Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. As inscrições podem ser feitas aqui.

Os eventos virtuais vão reunir especialistas de diversas áreas do saneamento do Brasil para compartilhar conhecimentos e experiências práticas para o enfrentamento das perdas de água e a busca de eficiência energética nos sistemas de abastecimento. As transmissões ocorrerão sempre às terças-feiras, às 10h.

A estreia teve apresentação de Alceu Guérios Bittencourt, presidente nacional da ABES, com Palestra Magna ministrada por Paulo Massato, diretor metropolitano da Sabesp, e coordenação de Ricardo Rover, coordenador da Câmara Temática de Gestão de Perdas e Eficiência Energética. Assista aqui.

O seminário é voltado a profissionais, gestores públicos privados, professores, pesquisadores e estudantes da área de saneamento ambiental, bem como profissionais de outras áreas, interessados na questão, que queiram aprimorar seus conhecimentos na temática.

Os objetivos são: Promover discussão de aspectos técnicos, científicos e institucionais sobre o controle e gestão das perdas de água e eficiência energética;

Oportunizar a troca de experiências práticas, divulgação e ampliação de conhecimento e procedimentos já adotados por empresas que atuam na área de saneamento;

Desenvolver o conhecimento sobre tecnologias e técnicas de gestão aplicada pela redução de perda de água e eficiência energética;

Divulgar tecnologias ambientalmente adequadas.

Os webinares foram idealizados criteriosamente de modo a garantir a participação do público com perguntas e apresentação de conteúdos teóricos e práticos pelos palestrantes, reconhecidos expoentes nestas áreas de conhecimento.

Confira a programação

1º de setembro (terça-feira), às 10h:

Palestra Magna Eficiência Energética e Gestão de Perdas

Coordenação: Ricardo Rover, coordenador da Câmara Temática da ABES de Gestão de Perdas e Eficiência Energética

Apresentação: Alceu Guérios Bittencourt, presidente nacional da ABES

Palestrante convidado: Paulo Massato, diretor metropolitano da Sabesp

8 de setembro (terça-feira), às 10h (Inscreva-se aqui).

O impacto da Gestão de Perdas nos Recursos Hídricos – webinar 2

Coordenador: Ricardo Röver Machado, coordenador da Câmara Temática de Gestão de Perdas e Eficiência Energética;

Moderadora: Adriana Lagrotta Leles, assessora do presidente da SANASA para Gestão da Sustentabilidade.

Palestrantes:

Juliana Jerônimo Smiderle, pesquisadora no Centro de Estudos em Regulação e Infraestrutura da Fundação Getúlio Vargas (FGV CERI);

Maria Bernardete Sousa Sender, responsável pela Divisão de Recursos Hídricos e Saneamento da Engecorps;

Sérgio Ayrimoraes, superintendente de Planejamento de Recursos Hídricos da ANA – Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico.

15 de setembro (terça-feira), às 10h

 Tema: Alternativas Energéticas nas Empresas de Saneamento

22 de setembro (terça-feira), às 10h

Tema:  Taxa Natural de Crescimento das Perdas Reais

29 de setembro (terça-feira), às 10h

Tema: Metodologia de Cálculo dos Índices de Perdas

Realização: Câmara Temática Nacional da ABES de Gestão de Perdas e Eficiência Energética, em parceria com Câmaras Técnicas de Gestão de Perdas e Eficiência Energética das Seções RS, SC, PR, MG e SP.

ABES Conecta

O programa ABES Conecta já conta com mais de 95 mil visualizações e é responsável por disponibilizar conteúdos qualificados em webinares gratuitos e cursos pagos sobre os temas mais relevantes do setor de saneamento e meio ambiente.

Serviço

O quê: ABES Conecta – Série Especial 7º Seminário Nacional de Gestão de Perdas de Água e Eficiência Energética

Quando: dias 1º, 8, 15, 22 e 29 de setembro (toda terça), às 10h

Onde: online

Evento gratuito

Inscrições aqui

2 Comentários em ABES Conecta: 7º Seminário Nacional de Gestão de Perdas de Água e Eficiência Energética será realizado em série especial de 5 webinares

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.