Últimas Notícias

ABES Conecta: impacto da gestão de perdas nos recursos hídricos é tema do 2º debate do Seminário Nacional de Perdas

Edição 2020 do evento, realizada de forma online, visa compartilhar práticas positivas em relação a perdas de água e eficiência energética

Por Murillo Campos 

O impacto da gestão de perdas nos recursos hídricos foi assunto do 2º debate do Seminário Nacional de Gestão de Perdas de Água e Eficiência Energética, realizado nesta terça, 8 de setembro. O encontro virtual reuniu especialistas e tratou sobre os desafios e expectativas para a evolução do tema no segmento.

Ricardo Rover Machado, coordenador da CT de Gestão de Perdas e Eficiência Energética da ABES, realizou a abertura do debate, que teve a moderação de Adriana Leles, assessora do presidente da Sanasa para Gestão da Sustentabilidade.

Os palestrantes convidados foram Sérgio Ayrimoraes, superintendente de Planejamento de Recursos Hídricos da ANA – Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico; Juliana Smiderle, pesquisadora no Centro de Estudos em Regulação e Infraestrutura da Fundação Getúlio Vargas (FGV CERI); e, Maria Bernardete Sender, responsável pela Divisão de Recursos Hídricos e Saneamento da Engecorps.

Segundo Ayrimoraes, o novo marco legal do saneamento prevê a criação de normas de referência para a gestão de perdas. “Enxergamos uma oportunidade de trabalhar tanto a questão de segurança hídrica, quanto de segurança jurídica no sentido de fomentar cada vez mais o uso racional da água”, comentou.

“Economizar água também significa redução do consumo de energia e custos deste insumo”, acrescentou Juliana, que apresentou os incentivos dados aos prestadores de saneamento e a relação com investimentos para gestão de perdas e eficiência energética.

Já Maria Bernardete destacou que é preciso trabalhar o tema nas universidades para que os profissionais do setor estejam mais preparados para lidar com o assunto. “É muito importante difundir esta cultura de operação e manutenção sem a qual a gestão de perdas acaba sendo mera atividade de empirismo e, neste caso, pode trazer poucos resultados”, concluiu.

O seminário é uma realização da Câmara Temática de Gestão de Perdas e Eficiência Energética da ABES, em parceria com as Seções estaduais da ABES: Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Se você perdeu ou deseja rever a transmissão, acesse aqui e confira o evento completo.  

O evento foi aberto, em 1º de setembro, com uma Palestra Magna ministrada por Paulo Massato, diretor metropolitano da Sabesp. Assista aqui

O que vem por aí

Serão cinco webinares gratuitos e especiais do seminário no programa ABES Conecta para promover a discussão sobre o controle e gestão de perdas de água e eficiência energética, voltado a todos os interessados em aprimorar seus conhecimentos na temática. Saiba mais aqui.

O próximo encontro do seminário será no dia 15 de setembro, às 10h, e vai falar sobre alternativas energéticas nas empresas de saneamento. Clique aqui e faça já sua inscrição. 

ABES Conecta

Sucesso da associação, o programa ABES Conecta disponibiliza conteúdo qualificado em webinares gratuitos e cursos pagos sobre os temas mais relevantes do setor de saneamento e meio ambiente. Já são mais 100 mil visualizações nas transmissões!

Clique aqui para conhecer nossas Câmaras Temáticas. Ainda não é um associado da ABES? Clique aqui e junte-se a nós! 

As opiniões emitidas neste evento não exprimem, necessariamente, a visão da ABES.

4 Comentários em ABES Conecta: impacto da gestão de perdas nos recursos hídricos é tema do 2º debate do Seminário Nacional de Perdas

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.