Últimas Notícias

Brazil Water Week: ANA, Sabesp e Aesbe discutem questões chaves para a universalização dos serviços de saneamento básico

Os convidados falaram sobre o atual cenário de cobertura de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto no Brasil. 

Como parte do Tema 1 da Brazil Water Week (Semana de Água no Brasil): “Água, Esgoto e Saúde para Todos”, foi realizada na tarde desta quinta-feira, 29 de outubro, a sessão temática “Questões chaves para a busca da universalização dos serviços de saneamento”.  O mais importante evento internacional sobre água realizado no Brasil é promovido pela ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental e transmitido por meio de plataforma digital até esta sexta-feira, 30. 

Com moderação de Roberval Tavares de Souza, coordenador da BWW, o encontro teve participação de Ricardo Borsari, diretor metropolitano da Sabesp; Marcus Vinícius, presidente da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe); e Ricardo Andrade, diretor de gestão da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).

Na oportunidade, os palestrantes trataram sobre o atual cenário de cobertura de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto no Brasil, abordando as dificuldades para se levar os serviços a determinadas áreas do país, principalmente nas regiões rurais. Foram levantados alguns pontos, como: o novo marco regulatório do setor, a regulação no setor de saneamento, segurança jurídica, tarifas – levando em consideração as questões socioeconômicas de determinadas áreas, entre outros.

“Foi uma sessão muito interessante, discutindo um tema urgente. E este é o papel fundamental da ABES: promover o debate para a universalização dos serviços de saneamento, para que cada brasileiro tenha acesso à água e à coleta e tratamento de esgoto, que seu lixo tenha um destino adequado e que tenha um sistema de drenagem. Isso tem que ser válido para os mais de 200 milhões de brasileiros. A sessão teve a participação de três brilhantes palestrantes e pudemos debater esta temática por meio de três visões: a do regulador, por parte da ANA; a visão da Associação das Companhias Estaduais de Saneamento, a Aesbe, que é responsável por 75% de toda a operação do país; e a visão de um operador, que é a Sabesp”, destacou o moderador da sessão, Roberval Tavares. 

Brazil Water Week

Além das sessões temáticas, é transmitida a BWW Connection (programação dos intervalos), que traz vídeo-palestras, comentários, entrevistas e ações sociais, como a Van Solidária Brazil Water Week. Nesta sexta-feira, 30, de 12h15 às 13h30, ocorre a sessão especial gratuita “ANA 20 anos: avanços e desafios para o futuro da regulação de recursos hídricos e saneamento básico”, que será transmitido ao vivo no canal da ABES no YouTube.  

 

Participe! Seja o primeiro a comentar

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: