Últimas Notícias

Balanço JPS 2020: inovação e crescimento em um ano de grandes desafios

Resultado das atividades realizadas ao longo deste ano foi apresentado em reunião online, com transmissão pelo canal da ABES no YouTube. Vídeo está disponível

Por Clara Zaim

O programa Jovens Profissionais do Saneamento – JPS da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES realizou nesta terça-feira, 15 de dezembro, de forma inédita, uma reunião virtual para apresentar o balanço das atividades 2020 e perspectivas para 2021. Em ano desafiador, tomado pela pandemia de covid-19, o programa se sobressaiu: inovou com os eventos online, cresceu e se fortaleceu, como destaca o coordenador nacional, Witan Silva.

“O objetivo de realizar a reunião aberta é para que as pessoas conheçam os integrantes do JPS de todo país e para mostrar que vencemos uma série de questões”, disse. “O ano, apesar de difícil, foi muito significativo e de aprimoramento da nossa comunicação. Inovamos com o conteúdo online e revertemos prejuízos financeiros em função da pandemia. Apesar de tudo conseguimos inovar e crescer, isso é um ganho pessoal e coletivo”, reiterou o coordenador.

Em sua apresentação, o engenheiro ambiental destacou as participações do grupo em fóruns, conselhos, eventos, palestras, webinares, podcast e interações com América Latina, Caribe e Suécia. Segundo ele, o grupo conta com mais de 1.000 voluntários. Na visão de Witan, participar e coordenar o grupo é uma grande oportunidade de aprendizado.

Coordenadores de várias seções estaduais e núcleos do JPS também marcaram presença na reunião: São Paulo e o Núcleo Baixada Santista, Minas Gerais e o Núcleo Juiz de Fora, Bahia, Mato Grosso do Sul, Goiás, Santa Catarina e Espírito Santo. Na oportunidade, cada líder de seção e Núcleo também contou um pouco sobre as realizações durante este ano.

JPS-SP

Maria Fernanda Bentubo, coordenadora do JPS São Paulo, contou como foi a organização do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo, realizado em junho – já no formato online no programa ABES Conecta (leia mais aqui). A jovem profissional destacou a importância da participação dos estudantes e do engajamento em prol do meio ambiente.

JPS-SP – Núcleo Baixada Santista

Liliany Andrade, coordenadora do JPS-SP Núcleo Baixada Santista, comentou que o grupo fez uma análise de cada integrante do núcleo para melhorar o relacionamento interpessoal e o que cada um poderia acrescentar no trabalho voluntário e nas atividades desenvolvidas ao longo do ano.

JPS-MG

Marcela Proença, coordenadora do JPS Minas Gerais, explicou como foi o processo de criação das oficinas ambientais (Água, Resíduos e Esgoto), que foram apresentadas durante a Brazil Water Week, e de lançamento do Guia do Educador. As oficinas e o guias foram baseados no ODS 6 – Água e Esgoto para todos até 2030. Para saber mais, clique aqui.

JPS-MG Núcleo Juiz de Fora

Mariana Matias, coordenadora do JPS-MG Núcleo Juiz de Fora, disse que o grupo procurou interagir com a realização de webinar mensalmente. E na semana em que o núcleo completou um ano de existência foram realizadas lives com temas relacionados ao saneamento, resíduos e meio ambiente. O público participou de sorteios de kits com brindes exclusivos durante as transmissões.

JPS-BA

O engenheiro Willian Silva, coordenador do JPS Bahia, afirmou que o grupo procurou interagir com os coordenadores e integrantes das outras seções estaduais por meio da internet. Para ele, a experiência possibilitou troca de informação e conhecimento.

JPS MS

A coordenadora adjunta do JPS Mato Grosso do Sul, Gabriela Alves, e Igor Felipe, coordenador de Mídias Sociais, contaram que a seção promoveu webinares durante o ano, inclusive, com convidados internacionais. O Eng.Coffe é uma das atividades mais populares do grupo, segundo eles, pois possibilita um bate-papo entre os jovens e os profissionais da área da engenharia.

JPS-GO

A coordenadora do JPS Goiás, Marcella Felix de Paula, afirmou que o grupo tem uma relação próxima com a diretoria da ABES-GO, Marisa Pignataro, o que gera uma troca de experiência e apoio. Já a coordenadora adjunta, Ana Julia Ribeiro, comentou sobre as lives realizadas pelo grupo.

JPS-SC

A coordenadora do JPS Santa Catarina, Lu Moreira, contou que a seção do programa em SC foi criada há um ano e que uma das principais formas para realizar a gestão e as atividades é pelo sistema EAD. Ela ressaltou que JPS-SC recebe apoio da diretoria da ABES-SC e está trabalhando para captar novos voluntários.

JPS-ES

A coordenadora do JPS ES, Erica Rebouças, disse que o destaque do grupo neste ano foi a criação de um canal no Youtube. O conteúdo do canal é formado por entrevistas e bate-papos com os temas pertinentes às áreas de saneamento, meio ambiente, entre outros.

Planos e perspectivas para 2021

A pauta da reunião também contemplou alguns planos para o próximo ano. De acordo com Witan Silva: nova organização, aumento do relacionamento com os associados, expansão e fortalecimento das coordenações/seções do JPS e criação de grupos temáticos.

Participação Especial

A reunião do fechamento anual do JPS contou com uma presença especial: Álvaro Diogo Teixeira, que coordenou o nacionalmente o JPS por 4 anos antes de passar o cargo para Witan e foi responsável por importantes iniciativas à frente do programa. Ele destacou a importância de cada voluntário para o crescimento do Jovens Profissionais do Saneamento da ABES e parabenizou a todos. Se você perdeu ou deseja rever a reunião completa, clique aqui.    

 

4 Comentários em Balanço JPS 2020: inovação e crescimento em um ano de grandes desafios

  1. A number of them are rife with spelling problems and I find it very bothersome to tell the truth on the other hand I will surely come again again.

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.