Últimas Notícias

ABES Conecta: webinar coronavírus no esgoto. Veja apresentações dos palestrantes

Em evento online promovido pela ABES-RJ, especialistas apresentaram projeto de monitoramento que visa apoiar ações espaço-temporais de vigilância epidemiológica da covid-19

Por Murillo Campos

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Seção Rio de Janeiro (ABES-RJ) realizou webinar gratuito, nesta quarta-feira, 13 de janeiro, para divulgação do estudo de monitoramento da presença de material genético do novo coronavírus (SARS-CoV-2) em amostras do sistema de esgotamento sanitário da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Clique aqui e assista à transmissão completa do evento. 

Realizado com o apoio da Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro), o projeto em desenvolvimento visa acompanhar a concentração do vírus em esgotos da RMRJ, além de servir como instrumento para tomada de decisões de combate à pandemia da Covid-19. Os resultados obtidos no estudo podem ser acompanhados no site Monitoramento Corona RJ.

Confira aqui o teste para identificação de SARS CoV 2.

A transmissão de divulgação da iniciativa contou com as presenças de Edes Fernandes de Oliveira, presidente da Cedae; Isaac Volschan Jr (veja aqui a apresentação), professor titular do Departamento de Recursos Hídricos e Meio Ambiente da Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Luciana Jesus da Costa (veja aqui a apresentação), professora associada do Departamento de Virologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Gabrielle Damasceno da Costa Chagas, coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ); e Marcelo Guimarães Araújo, pesquisador do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz.

Com moderação de Miguel Alvarenga Fernández y Fernández, presidente da ABES-RJ, os convidados explicaram detalhes de como são realizadas as coletas de amostras do vírus nos esgotos, os pontos estratégicos de monitoramento, as análises dos resultados e a importância do projeto para apoiar ações espaço-temporais de vigilância epidemiológica da covid-19.

Leia também: Wastewater-based epidemiology as a useful tool to track SARS-CoV-2 and support public health policies at municipal level in Brazil

 

ABES Conecta

Sucesso da associação, o programa ABES Conecta disponibiliza conteúdo qualificado em webinares gratuitos e cursos pagos sobre os temas mais relevantes do setor de saneamento e meio ambiente. Já são mais de 200 mil visualizações nas transmissões!

Clique aqui para conhecer nossas Câmaras Temáticas. Ainda não é um associado da ABES? Clique aqui e junte-se a nós! 

As opiniões emitidas neste evento não exprimem, necessariamente, a visão da ABES.

Participe! Seja o primeiro a comentar

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: