Últimas Notícias

Apoiada pela ABES, campanha “Descarte Amigo” é apresentada em reunião da ABNT

Iniciativa, que visa orientar a forma correta do descarte de agulhas e seringas, foi debatida em Comissão de Estudo para o desenvolvimento de norma referente ao assunto.

Por Murillo Campos

A campanha “Descarte Amigo – Agulha no lixo é um perigo”, que ressalta importância do descarte correto de agulhas e seringas, foi apresentada em reunião da Comissão de Estudo Especial de Resíduos de Serviços de Saúde (ABNT/CEE–129), da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), nesta quinta-feira, 1º de abril.

O encontro moderado pela diretora da ABES-SP, Roseane M. Lopes Garcia de Souza, coordenadora da Comissão de Estudo e das Câmaras Temáticas de Resíduos e de Saúde Ambiental da ABES e Técnicas de Resíduos e de Saúde Ambiental da Seção, definiu a criação de um grupo técnico para o desenvolvimento de norma referente ao assunto.

Apoiada pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, a campanha é uma iniciativa da Associação SEMPR Amigos e visa alertar a população quanto aos riscos associados ao descarte incorreto de agulhas e seringas, comuns no tratamento de diabetes e outras patologias, usadas em domicílio.

Daniele Zaninelli, presidente da Associação SEMPR Amigos, explicou durante a reunião que os objetos devem ser colocados logo após o uso em recipientes adequados, resistentes a perfurações e rupturas, com boa vedação e identificação na embalagem sobre a presença destes materiais.

Depois disto, devem ser levados até a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para receber o destino e tratamento correto. Agulhas e seringas jamais devem ser descartadas no lixo comum, reciclável ou vaso sanitário.

A medida tem o intuito de diminuir o risco de propagação de doenças infecciosas entre as pessoas que manuseiam o lixo dentro de casa ou fora dela e de ferimentos acidentais, bem como contribuir com o meio ambiente.

Conheça a cartilha:

2 Comentários em Apoiada pela ABES, campanha “Descarte Amigo” é apresentada em reunião da ABNT

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.