Últimas Notícias

II Seminário Internacional de Perdas: em primeira Palestra Magna, especialista Alan Wyatt apresenta novas ferramentas para avaliação de perda de água

O debate contou ainda com a participação de Mônica Ferreira do Amaral Porto, diretora de Sistemas Regionais da Sabesp, Marcelo Depexe, da Gerência Processo Água da Sanepar, e Milene Aguiar, consultora do BIRD, com coordenação de Carlos Berenhauser, presidente da ENOPs Engenharia e coordenador CT Perdas da ABES-SP.

Por Rhayana Araújo 

Nesta terça-feira, 3 de agosto, a ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental deu início ao II Seminário Internacional de Perdas de Água e Eficiência Energética. A primeira Palestra Magna do evento foi apresentada por Alan Wyatt, Consultor Independente, com o tema “Novas ferramentas para avaliação de desempenho de perda de água”. O evento é uma realização conjunta da Câmara Técnica de Gestão de Perdas e Eficiência Energética da ABES-SP com a Câmara Nacional da ABES para esta temática estratégica.

Os inscritos no seminário podem acessar os conteúdos na plataforma do evento durante três meses (clique aqui).

A Palestra Magna foi coordenada por Carlos Berenhauser, presidente da ENOPS Engenharia e coordenador da Câmara Técnica de Gestão de Perdas e Eficiência Energética da ABES-SP. O painel teve como debatedores: Mônica Ferreira do Amaral Porto, diretora de Sistemas Regionais da Sabesp – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo; Marcelo Depexe, da Gerência Processo Água da Sanepar – Companhia de Saneamento do Paraná; e Milene Aguiar, consultora do BIRD – Banco Interamericano Para Reconstrução e Desenvolvimento.

O convidado Alan Wyatt apresentou três ferramentas para a avalição de desempenho de perda de água e a melhor forma de se chegar à qualidade de dados, além de apresentar os indicadores e práticas dos Estados Unidos.  Alan Wyatt é um especialista em Gestão de Água com 40 anos de experiência e neste período já trabalhou em mais de 25 países, incluindo trabalhos no Brasil desde 2010.

Ao final do debate, o coordenador Carlos Berenhauser ressaltou a importância da realização. “O saneamento está passando por um momento único no Brasil, no qual a sociedade está começando a enxergar a sua importância e a ampla necessidade de investimento, não só em expansão da rede mas também em sua melhoria, e eficiência, sendo as perdas, no meu entendimento, o melhor indicador de eficiência operacional de um sistema”, disse. “Um evento como este, com palestrantes internacionais, como é o caso do Alan Wyatt, demonstra que a ABES está na liderança do aprimoramento do saneamento básico do Brasil”, completou Berenhauser.

Sobre o evento: O II Seminário Internacional de Perdas segue até a quinta-feira, dia 05 de agosto. Durante estes três dias, serão realizados uma série de webinares no período da tarde, em que especialistas de diversas áreas do saneamento do Brasil e do exterior compartilham conhecimentos e experiências práticas para o enfrentamento das perdas de água e a busca de eficiência energética nos sistemas de abastecimento.

A série de webinares foi idealizada criteriosamente de modo a garantir a participação do público através de perguntas, e a apresentação de conteúdos teóricos e práticos pelos palestrantes, reconhecidos expoentes nestas áreas de conhecimento.

O seminário contou com o patrocínio de: Sabesp,  Gerentec Engenharia, Grupo HWater, SmartAcqua, Vitalux-Ecoativa e Sanasa. E com os apoios institucionais: AIDIS, Abcon, Aesbe, Apecs, IWA, Funasa, Assemae e Sinaenco.

1 Comentário em II Seminário Internacional de Perdas: em primeira Palestra Magna, especialista Alan Wyatt apresenta novas ferramentas para avaliação de perda de água

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.