Últimas Notícias

II Seminário Internacional de Perdas: Painel debate boas práticas em sustentabilidade econômica 

O conteúdo dos três dias de evento estará disponível a partir deste sábado (7), na plataforma do seminário, e poderá ser acessado por todos os inscritos no período de 3 meses.

Por Jéssica Marques

O II Seminário Internacional de Gestão de Perdas de Água e Eficiência Energética promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária – ABES teve um debate sobre boas práticas em sustentabilidade econômica. Realizado nesta semana durante três dias, de 3 a 5 de agosto, o evento foi realizado por meio das Câmaras Temática (nacional) e Técnica (Seção SP) da ABES de Gestão de Perdas e Eficiência Energética, em plataforma digital. 

O conteúdo dos painéis dos três dias estará disponível a partir deste sábado (7), na plataforma do seminário, e poderá ser acessado por todos os inscritos durante 3 meses (clique aqui). 

O tema foi abordado nesta quinta-feira (5), último dia do seminário. O painel foi moderado por Alexsandro Barral, diretor de operações da Enops Engenharia. Para debater o assunto, participaram do painel Alberto Fossa, diretor executivo da ABRINSTAL; Rita Cavaleiro de Ferreira, coordenadora do ProfEESA (GIZ-MDR); e Mario Augusto Baggio, CEO da HWater Solutions. 

Alberto Fossa ministrou uma palestra sobre a gestão da energia como mecanismo para promoção da sustentabilidade no setor de saneamento. Além disso, o palestrante falou sobre a eficiência energética como mecanismo de mitigação dos efeitos de mudanças climáticas. Foram apresentadas as principais barreiras percebidas para alcançar esta eficiência e como superá-las. 

Por sua vez, Rita Cavaleiro abordou a sinergia da metodologia ACERTAR com a gestão de perdas de água. Foram detalhados os 14 processos de gestão de informação e as relações entre o prestador de serviço e a agência reguladora. A palestrante também falou sobre balanço hídrico para medir a eficácia das medidas, entre outros pontos.

Por fim, Mario Augusto discorreu sobre o alinhamento de estratégias, processos e pessoas visando bater metas de redução de perdas. Dentro do controle de perdas, o palestrante destacou os tópicos quebra de paradigmas, indicadores e trouxe lições do esgotamento sanitário para o abastecimento de água. 

Ao final, os participantes puderam trocar informações acerca do assunto e responder perguntas dos espectadores, que enviaram questionamentos por meio de um chat. Em seguida, foi feita uma apresentação da Vitalux sobre projetos sustentáveis.

O seminário contou com o patrocínio de: Sabesp,  Gerentec Engenharia, Grupo HWater, SmartAcqua, Vitalux-Ecoativa e Sanasa. E com os apoios institucionais: AIDIS, Abcon, Aesbe, Apecs, IWA, Funasa, Assemae e Sinaenco.  

8 Comentários em II Seminário Internacional de Perdas: Painel debate boas práticas em sustentabilidade econômica 

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.




RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 gaza88 INDO666 RATU89 RATU89 GAZA88 GAZA88 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 RATU89 JUDI89 RATU89