Últimas Notícias

Ciclo de debates “Desafios do Saneamento Ambiental” é sucesso em Goiânia

Mais de 120 pessoas participaram, nesta segunda-feira, 20 de março, em Goiânia/GO, do Ciclo de debates “Desafios do Saneamento”. O encontro foi promovido pela Diretoria Nacional da ABES em parceria com a ABES Seção Goiás no auditório do Crea-GO e teve palestra do presidente nacional da ABES, Roberval Tavares de Souza.

Na abertura do evento, o presidente da ABES-GO, José Vicente Granato, deu as boas-vindas aos participantes. Em sua palestra, Roberval  abordou dados do Saneamento no Brasil nos 10 anos da Lei 11.445, na região Norte e no Amazonas, apresentando o estudo “Situação do Saneamento Básico no Brasil – uma análise com base na PNAD 2015”, sobre os serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário, coleta de lixo e filtro de água no Brasil, em um comparativo 2014/2015. Todas as informações têm como base a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), anualmente. Na palestra também foi abordada a discussão sobre público-privado que o setor vem travando. Foi destaque  o bom desempenho de Goiás como líder no cenário nacional com menor índice e perdas de água tratada na distribuição: 30,08%. A média nacional foi de 36,70%. Os dados referem-se ao ano de 2015 do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS).

O encontro contou também  com a presença do presidente da Saneago, Jalles Fontoura, que ressaltou a importância do debate para a sociedade e lembrou que neste ano a Saneago comemora seu aniversário de 50 anos.

O presidente da ABES-GO, José Vicente, frisa o comparecimento maciço do público, que superou as expectativas. “Tivemos a presença de representantes de vários segmentos da sociedade: da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, do Ministério Público, com representante do Centro de Apoio ao Consumidor e vários outros técnicos. Contamos também com a presença das universidades – Federal, Católica e da Universidade de Anápolis, o presidente da Associação Brasileia de Recursos Hídricos Seção Goiás, dos presidentes da Saneago e do Sindicato dos Engenheiros, alunos de Pós-Graduação da área de Recursos Hídricos e Saneamento, além da iniciativa privada. O debate foi interessante. Estamos satisfeitos com o resultado”, comemora.

Integrantes do programa Jovens Profissionais do Saneamento (JPS-Goiás) também marcaram presença no evento. “Isso vai surtir efeito de agregar novos profissionais, tanto os formados há pouco tempo como futuros profissionais da área, que se interessaram e já estão perguntando sobre ações que vão ocorrer. Isso vai se desdobrar em novos eventos, trazer novos sócios e nos fazer organizar ações estruturantes aqui na ABES-GO”, afirma o presidente da ABES-GO. 

Mario Cezar Guerino, diretor da ABES para a Região Centro-Oeste, destaca o interesse pelos temas abordados e a interação dos presentes. “Uma prova de que o evento foi um sucesso foi que o público ficou atento até o final do debate. Extremamente ativo frente a essa iniciativa.”

“O evento foi muito bom, com um público diverso e conseguimos divulgar a ABES em mais um estado brasileiro. Estavam presentes universitários, profissionais do setor, pessoal do Ministério Público, entidades de classe e tivemos a honra de ter o presidente da Saneago”, comenta Roberval.

O presidente da ABES destaca que a questão “público-privado” vem sendo cada vez mais debatida pelo setor. “Todos têm o mesmo entendimento de que a lei diz que o poder concedente é municipal e portanto quem tem que definir se fica público ou privado é o município. O Governo Federal está seguindo na contramão da História.”

O próximo encontro acontecerá dia 27 de março, em Curitiba. A participação é gratuita. Veja aqui como fazer sua inscrição.

1 Comentário em Ciclo de debates “Desafios do Saneamento Ambiental” é sucesso em Goiânia

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.