Últimas Notícias

9º Seminário Nacional de Perdas reúne empresas em painel sobre gestão inteligente de sistemas de abastecimento e água

As apresentações foram feitas pela Amanco Wavin, SmartAcqua, Linedata e Sanepar. Último dia do maior evento do Brasil sobre o tema aconteceu nesta quarta-feira (19). Todo o conteúdo ficará disponível por 90 dias para os inscritos. 

O penúltimo painel do 9º Seminário Nacional de Gestão de Perdas e Eficiência Energética abordou o tema “Gestão Inteligente de Sistemas de Abastecimento e Água”. Na tarde desta quarta-feira, 19 de outubro, representantes das empresas Amanco Wavin, SmartAcqua, Linedata e Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) apresentaram processos e tecnologias para o setor de Saneamento.

O maior evento sobre o tema no Brasil é uma realização conjunta da Câmara Técnica de Gestão de Perdas e Eficiência Energética da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Seção São Paulo (ABES-SP) e da Câmara Nacional da entidade para esta temática estratégica. O seminário aconteceu online, durante dois dias, em plataforma exclusiva e interativa e ficará disponível para os inscritos por três meses. 

O apresentador e moderador do painel sobre Gestão Inteligente de Sistemas de Abastecimento e Água foi Ricardo Röver Machado, coordenador da Câmara Temática de Gestão de Perdas de Água e Eficiência Energética da ABES.

Os palestrantes foram Gilberto de Souza Gonçalves, gerente de Projetos de Redução de Perdas em Sistemas de Abastecimento de Água com ferramentas da engenharia e tecnologia, da Amanco Wavin; Hélio Samora, CEO da SmartAcqua; Marcos Antonio Danella, sócio da Linedata, e Anderson Schamne, analista de sistemas e engenheiro civil na Companhia de Saneamento do Paraná – Sanepar.

Na ocasião, Gilberto apresentou as soluções da empresa Amanco Wavin, que faz o serviço de gerenciamento da rede de distribuição de água, por meio de inteligência de software, atuando do início ao fim, combatendo perdas e reduzindo custos. Ao todo, são 10 anos de experiência em 15 países diferentes, no setor público e privado. O palestrante detalhou os processos de coleta de dados, análise e geração de alertas, entre outras ações.

Hélio Samora apresentou o trabalho da SmartAcqua, que atua com inteligência artificial no Saneamento para o combate efetivo e sistemático às perdas de água. Na ocasião, o palestrante trouxe cases de Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo. Além disso, detalhou como funciona o trabalho da empresa, na prática.

Complementando as apresentações, Marcos Antonio Danella detalhou a atuação da Linedata, que atua na gestão de perdas com inteligência artificial. Assim, o palestrante trouxe os detalhes das soluções, inovações, aplicação, o escopo de trabalho, os resultados e desafios enfrentados. A empresa atua em mais de 14 cidades do Brasil, com cerca de 30 mil quilômetros de redes de água e esgoto gerenciadas.

Por fim, Anderson Schamne discorreu sobre o trabalho da Sanepar, que detém a concessão dos serviços de saneamento em 346 municípios do Paraná. O engenheiro detalhou como é feita a gestão inteligente de sistemas de abastecimento de água, além de alguns detalhes, como inteligência artificial, tecnologias operacionais, ordens automáticas, entre outros processos.

Após as apresentações, os palestrantes puderam responder as perguntas do público e trocar experiências.

9º Seminário Nacional de Gestão de Perdas e Eficiência Energética, o maior evento sobre o tema no Brasil, trouxe especialistas de diversas áreas do saneamento do país para compartilhar conhecimentos e experiências práticas para o enfrentamento das perdas de água e a busca de eficiência energética nos sistemas de abastecimento.

O evento foi composto de 6 painéis idealizados criteriosamente de modo a garantir a participação do público por meio perguntas aos palestrantes, reconhecidos expoentes nestas áreas de conhecimento, que apresentaram conteúdos teóricos e práticos.

1 Comentário em 9º Seminário Nacional de Perdas reúne empresas em painel sobre gestão inteligente de sistemas de abastecimento e água

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.