Últimas Notícias

ABES-RS realiza o III Simpósio Nacional sobre Gestão Ambiental de Empreendimentos Turísticos

Começou, nesta quinta-feira, 8 de junho, no município de Antônio Prado/RS, a terceira edição do Simpósio Nacional sobre Gestão Ambiental de Empreendimentos Turísticos – AMBIENTUR. Realizado pela ABES Seção Rio Grande do Sul (ABES-RS) e pela Universidade de Caxias do Sul, o evento vai até domingo, dia 11. O encontro aborda a gestão ambiental de empreendimentos turísticos e saneamento ambiental, a consolidação do turismo de aventura, ecoturismo e turismo rural. O intuito é proporcionar incremento de renda local associada à prática de atividades físicas e preservação da paisagem e dos recursos hídricos, contemplando as dimensões culturais, ambientais e sociais.

O primeiro dia do evento foi marcado por um questionamento acerca dos impactos do turismo sobre o ambiente e, ao mesmo tempo, sobre seu potencial para transformar o cidadão por meio da promoção da sensibilização do turista para o lugar que está visitando, considerando as diferentes dimensões, inclusive o imaginário e o simbolismo associado a esse lugar. Segundo o professor Zisman Neimer, a experiência de interação com a paisagem, com o lugar, é transformadora e capaz de promover a responsabilização do visitante com a conservação do mesmo.

Também foi apresentado o plano regional de desenvolvimento do Nordeste do Estado, o potencial do turismo como atividade econômica e as necessidades de melhorias para isso. Foram explanadas experiências de turismo, associado à valorização do ambiente e o papel dos meios de hospedagem na promoção da interação do visitante com o lugar visitado.

 

2 Comentários em ABES-RS realiza o III Simpósio Nacional sobre Gestão Ambiental de Empreendimentos Turísticos

  1. Hi there to all for the reason that I am genuinely keen of reading this website s post to be updated on a regular basis. It carries pleasant stuff.

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.