Últimas Notícias

ABES Pará: com auditório lotado, XIV Semana ABES de Meio Ambiente debate água e sustentabilidade

Na ultima sexta feira, dia 07 de junho, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental ABES Seção Pará (ABES-PA) realizou a sua XIV Semana ABES de Meio Ambiente. Esta edição abordou a questão da “Água e Sustentabilidade”, tema de extrema importância, diante do quadro vivenciado no estado. O evento aconteceu no Auditório Eng. Inácio Gabriel da COSANPA, em Belém/PA, e contou com a presença de aproximadamente 120 participantes, entre profissionais e alunos de graduação. Acesse aqui a galeria de fotos.

Estiveram presentes representantes da Agencia Reguladora Municipal de Água e Esgoto de Belém – AMAE, da Universidade Federal do Pará – IFPA, além da COSANPA, que cada vez mais fortalece a duradoura parceria com a ABES-PA.

Durante a manhã, o Engº Sanitarista da CPRM, David Franco Lopes, guiou um grupo de 25 pessoas – desde alunos do ensino técnico até doutorandos – em uma visita técnica à Unidade de Captação de Água no Rio Guamá e aos lagos Bolonha e Água Preta, finalizando com uma agradável trilha ecológica no interior do Parque do Utinga.

Na abertura, houve uma breve fala do Eng. Sanitarista Francyhelton Nery, que abordou a importância do Programa Jovens Profissionais do Saneamento – JPS Pará, além de mostrar as ações que serão realizadas no segundo semestre de 2019, de forma a impulsionar e motivar o jovem profissional a entrar no mercado de trabalho após sua saída da academia.

O evento contou novamente com a presença de David Franco Lopes, que tratou da importância dos lagos Bolonha e Água Preta para o sistema de abastecimento de Belém.

Foram proferidas palestras sobre melhoria, tratamento e distribuição de água em Belém, temas abordados por duas Engenheiras da Companhia de Saneamento do Pará – COSANPA, Susan Alves, da unidade Executiva de Estudos e Projetos, e Tatiana Costa, Gerente da unidade Executiva de Estudos e Projetos.

Ao final das apresentações, os palestrantes responderam todas as perguntas realizadas pelos participantes, gerando um enriquecedor debate sobre a sustentabilidade do sistema de abastecimento de água em Belém, proporcionando um conhecimento mais amplo sobre o assunto.

Após o encerramento da mesa, o presidente da ABES-PA, Haroldo Bezerra, realizou seu discurso de agradecimento. Em seu discurso, Haroldo prestigiou todos os parceiros dos últimos anos, reconhecendo sua importância para o crescimento da Seção Pará e do compartilhamento de conhecimento sobre saneamento ambiental.

Nova presidente

Ao final de sua fala, Haroldo Bezerra apresentou a futura presidente da Seção Pará, Vanessa Mello (eleita neste mês com a chapa “Saneamento Integrado” para o biênio 2019-2021)

Vanessa apresentou o plano de trabalho proposto pela chapa e os novos membros da diretoria, enfatizando a necessidade de aproximação dos profissionais e estudantes junto à seção, para buscar a melhoria do saneamento básico para nosso estado, garantido a universalização do saneamento, que é um direito de todos.

O encontro contou ainda com o apoio do Ideflor-Bio e Parque do Utinga, e foi patrocinado pelas empresas parceiras Hidrosam – Saneamento e Meio Ambiente e ServPred Ambiental.

 

4 Comentários em ABES Pará: com auditório lotado, XIV Semana ABES de Meio Ambiente debate água e sustentabilidade

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.