Últimas Notícias

ABES Conecta: diretor nacional da ABES aborda a Teoria de Gaia e a degradação ambiental

Em webinar gratuito, Joper Padrão do Espírito Santo fala sobre a teoria criada pelo britânico James E. Lovelock, a degradação ambiental do planeta e a relação com o coronavírus.

Por Murillo  Campos 

Teoria de Gaia, degradação ambiental e a pandemia do coronavírus. Esses foram alguns dos assuntos levantados pelo diretor nacional da ABES, Joper Padrão do Espírito Santo, em webinar gratuito realizado nesta quarta-feira (29). O evento online é mais um da série ABES Conecta, responsável por disponibilizar conteúdos qualificados. Clique aqui para assistir ao webinar na íntegra.

Em sua abertura, o diretor explicou o surgimento da Teoria de Gaia, desenvolvida pelo cientista britânico James E. Lovelock, que descreve nosso planeta como um organismo vivo. Segundo esta teoria, o planeta Terra é capaz de obter energia para seu funcionamento, regular seu clima e temperatura e combater suas próprias doenças, ou seja, assim como os outros seres vivos, um organismo capaz de se autorregular.

“Ele (James Lovelock) nos propõe que entendamos que eu e a água temos valor idêntico. Eu e a natureza temos valor idêntico. Porque eu faço parte da natureza, eu integro a natureza, não sou mais que a natureza”, relatou Espírito Santo.

No entanto, o consumo desenfreado, poluição, crescimento populacional e as ações dos seres humanos impactaram diretamente na ‘saúde’ do planeta. “Nos entendemos capazes de dominar tudo e fazer o que desejamos, daí a degradação ambiental e todas as mazelas que temos”, comentou o diretor. Diante disto, a teoria supõe que pandemias como a do coronavírus surgem para regular um sistema em desequilíbrio.

Espírito Santo pontuou que o vírus causará impacto tanto na saúde e economia quanto socialmente, gerando três grandes ondas. Ele espera que a doença sirva de aprendizado para que o ser humano adote um modelo de vida mais equilibrado. “A mudança terá de vir pautada perante a Gaia e na compreensão do ser humano ser parte integrante da natureza e indissociável”, concluiu.

O webinar é mais uma das ações digitais da ABES para promover a disseminação de conteúdo, com acesso de onde estiver por meio do computador ou do celular. Fique ligado em nossos próximos webinars!

(As opiniões emitidas neste evento não exprimem, necessariamente, a visão da ABES).

OBS: *Receberá certificado o participante que permanecer no mínimo 75% do tempo integral de exibição do webinar.

O prazo para envio do certificado ao participante é de 7 dias úteis.

Participe! Seja o primeiro a comentar

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: