Últimas Notícias

ABES Conecta: webinar discute controle de qualidade dos produtos químicos na potabilização da água

Evento online foi promovido pela Câmara Temática da ABES de Qualidade de Produtos Químicos

Por Clara Zaim

Nesta quarta-feira, 16 de julho, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, por meio da Câmara Temática de Qualidade de Produtos Químicos – CTQPQ, realizou uma transmissão online no ABES Conecta sobre controle de qualidade de produtos químicos na potabilização da água para consumo humano.

Com o tema “Controle de Qualidade dos produtos químicos e o papel das partes interessadas, o evento teve moderação de Josivan Cardoso Moreno, coordenador da Câmara Temática da ABES de Recursos Hídricos, e palestras de Maria Cristina Coimbra Marodin e Vasti Ribeiro Facincani, coordenadoras (geral e adjunta, respectivamente) da CTQPQ.

Vasti explicou que a Câmara desenvolveu um modelo para estabelecer uma série de critérios, modelos, documentos e regras para o cumprimento das exigências legais no controle de qualidade dos produtos químicos utilizados na potabilização. O modelo, segundo ela, foi reconhecido pelo Ministério da Saúde e implantado pela CT.

A palestrante abordou também a NBR 15.784. Criada para cumprir as exigências da Portaria da Potabilidade, a norma estabelece os requisitos para os produtos químicos utilizados em sistemas de tratamento de água para consumo humano e os limites das impurezas nas dosagens máximas de uso indicadas pelo fornecedor do produto, de forma a não causar prejuízo à saúde humana. 

Vasti Facincani falou ainda sobre as responsabilidades dos consumidores, fornecedores e laboratórios. Segundo ela, cada um deles deve cumprir o seu papel e saber a importância dos procedimentos para que não ocorra maiores prejuízos à saúde humana.

Maria Cristina Marodin reforçou que a NBR 15.784 visa proteger a saúde humana e discorreu sobre todas as etapas da avaliação e o plano de estudo para o controle de qualidade dos produtos químicos. Para ela, é importante que ocorra a universalização do conhecimento para os atores envolvidos entenderem e respeitarem o contexto do tema. Para saber mais sobre a NBR 15.784, clique aqui.

Clique aqui para assistir ou rever o webinar completo. 

Sorteio

Ao fim, foram sorteadas mais quatro bolsas de estudo entre associados da ABES para o Curso Livre de Capacitação em Saneamento Ambiental, promovido em parceria entre associação e Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP).

ABES Conecta:

Sucesso da associação, o programa ABES Conecta disponibiliza conteúdo qualificado em webinares gratuitos e cursos pagos sobre os temas mais relevantes do setor de saneamento e meio ambiente. Já são mais 60 mil visualizações nas transmissões. Acompanhe nossos próximos eventos!

Clique aqui para conhecer nossas Câmaras Temáticas. Ainda não é um associado da ABES? Clique aqui e junte-se a nós! 

As opiniões emitidas neste evento não exprimem, necessariamente, a visão da ABES.

 

3 Comentários em ABES Conecta: webinar discute controle de qualidade dos produtos químicos na potabilização da água

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.