Últimas Notícias

ABES Conecta: impacto da gestão de perdas nos recursos hídricos é tema do 2º debate do Seminário Nacional de Perdas

Edição 2020 do evento, realizada de forma online, visa compartilhar práticas positivas em relação a perdas de água e eficiência energética

Por Murillo Campos 

O impacto da gestão de perdas nos recursos hídricos foi assunto do 2º debate do Seminário Nacional de Gestão de Perdas de Água e Eficiência Energética, realizado nesta terça, 8 de setembro. O encontro virtual reuniu especialistas e tratou sobre os desafios e expectativas para a evolução do tema no segmento.

Ricardo Rover Machado, coordenador da CT de Gestão de Perdas e Eficiência Energética da ABES, realizou a abertura do debate, que teve a moderação de Adriana Leles, assessora do presidente da Sanasa para Gestão da Sustentabilidade.

Os palestrantes convidados foram Sérgio Ayrimoraes, superintendente de Planejamento de Recursos Hídricos da ANA – Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico; Juliana Smiderle, pesquisadora no Centro de Estudos em Regulação e Infraestrutura da Fundação Getúlio Vargas (FGV CERI); e, Maria Bernardete Sender, responsável pela Divisão de Recursos Hídricos e Saneamento da Engecorps.

Segundo Ayrimoraes, o novo marco legal do saneamento prevê a criação de normas de referência para a gestão de perdas. “Enxergamos uma oportunidade de trabalhar tanto a questão de segurança hídrica, quanto de segurança jurídica no sentido de fomentar cada vez mais o uso racional da água”, comentou.

“Economizar água também significa redução do consumo de energia e custos deste insumo”, acrescentou Juliana, que apresentou os incentivos dados aos prestadores de saneamento e a relação com investimentos para gestão de perdas e eficiência energética.

Já Maria Bernardete destacou que é preciso trabalhar o tema nas universidades para que os profissionais do setor estejam mais preparados para lidar com o assunto. “É muito importante difundir esta cultura de operação e manutenção sem a qual a gestão de perdas acaba sendo mera atividade de empirismo e, neste caso, pode trazer poucos resultados”, concluiu.

O seminário é uma realização da Câmara Temática de Gestão de Perdas e Eficiência Energética da ABES, em parceria com as Seções estaduais da ABES: Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Se você perdeu ou deseja rever a transmissão, acesse aqui e confira o evento completo.  

O evento foi aberto, em 1º de setembro, com uma Palestra Magna ministrada por Paulo Massato, diretor metropolitano da Sabesp. Assista aqui

O que vem por aí

Serão cinco webinares gratuitos e especiais do seminário no programa ABES Conecta para promover a discussão sobre o controle e gestão de perdas de água e eficiência energética, voltado a todos os interessados em aprimorar seus conhecimentos na temática. Saiba mais aqui.

O próximo encontro do seminário será no dia 15 de setembro, às 10h, e vai falar sobre alternativas energéticas nas empresas de saneamento. Clique aqui e faça já sua inscrição. 

ABES Conecta

Sucesso da associação, o programa ABES Conecta disponibiliza conteúdo qualificado em webinares gratuitos e cursos pagos sobre os temas mais relevantes do setor de saneamento e meio ambiente. Já são mais 100 mil visualizações nas transmissões!

Clique aqui para conhecer nossas Câmaras Temáticas. Ainda não é um associado da ABES? Clique aqui e junte-se a nós! 

As opiniões emitidas neste evento não exprimem, necessariamente, a visão da ABES.

4 Comentários em ABES Conecta: impacto da gestão de perdas nos recursos hídricos é tema do 2º debate do Seminário Nacional de Perdas

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.




RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 gaza88 INDO666 RATU89 RATU89 GAZA88 GAZA88 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 RATU89 JUDI89 RATU89