Últimas Notícias

Participe da campanha da ABES pela derrubada dos vetos do Novo Marco do Saneamento. Escreva para os parlamentares de seu estado

A ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental enviou aos representantes do Congresso Nacional uma carta demonstrando sua preocupação com a apreciação dos vetos da Presidência da República à Lei 14.026, que institui o Novo Marco Legal do Saneamento no Brasil (leia aqui a íntegra da carta e o posicionamento sobre os vetos neste link).

A ABES entende que a rejeição aos vetos é essencial para restaurar a possibilidade de um ambiente de entendimento para a implantação dos novos mecanismos, de modo a não se perder o foco na busca da universalização dos serviços, com qualidade, equidade e eficiência.

A ABES defende que a universalização dos serviços deve ser buscada com incentivo à qualidade e eficiência dos prestadores de serviço e dos reguladores e com boas decisões dos poderes concedentes, sem desestruturar o que existe e funciona adequadamente, quaisquer que sejam as intenções de reorganização do setor.

Você também pode escrever ao parlamentar de seu estado pela derrubada dos vetos e pelo cumprimento dos acordos do Congresso. Participe da campanha, enviando mensagem aos parlamentares.

22 Comentários em Participe da campanha da ABES pela derrubada dos vetos do Novo Marco do Saneamento. Escreva para os parlamentares de seu estado

  1. Srs Deputados a agua e um bem publico , não e de direito privado uma riquesa que deve ser de todos , não devemos remar contra a mare em quando o resto do munto esta buscando estatisar novamente a concessão da mesma isso e um exeplo de que privatisar não e a suloção e sim um modo de aumentar o problema oque deve ser feito acredito eu e uma seleção dentro dos orgaos envolvidos afim de selecionar e capacitar as pessoas para que aja uma melhor gestão interna !

  2. A água é um bem natural à disposição de todos os cidadãos. Não é uma mercadoria para ser vendida! Privatizar significa dar o direito de uso da água a quem pode comparar. Vejam o exemplo do Chile, onde tem províncias nas quais o cidadão tem que escolher entre tomar banho ou cozinhar. Não há agua para as duas coisas e, quando há, o custo é tão alto que não permite esse uso.

  3. Privatização de serviços que devem ser público! É um erro e um retrocesso em todo o seu processo. Deve-se ser averiguado e cobrado as atividades que não estão prestando um bom serviço, e acabar sim! Com os cabides de emprego dessa corja de se fazer política aqui no nosso País. Não a Privatização e sim a uma Reforma Estruturante de nosso sistema político corrompido e fracassado.

  4. Senhores Deputados e senadores . Votem pela derrubada do veto do art. 16 do março regulatório do saneamento SANEAMENTO básico. O governo Federal está querendo tirar o direito dos mais vulneráveis a água e esgoto, Se privatizar piora ainda mais a situação, vamos ficar atentos ao voto de cada um dos parlamentares. 2022 vem aí.

  5. Só com a derrubada dos vetos principalmente o 16 teremos a possibilidade de universalização do saneamento, NÃO A PRIVATIZAÇÃO

  6. É assim… Quando um governo faz descaso e não tem a capacidade de resolver os problemas para o povo ele joga a culpa nos funcionários públicos e empresas públicas. Vamos privatizar tudo!!! como se isso fosse a saída mais sábia do planeta. Muitas empresas que conhecemos são públicas e eficientes sim e as que não são é por falta de gestão muitas delas sucateadas propositalmente. Existem muitas empresas privadas hoje que são ineficiente em vários setores do Brasil e no mundo, e o pior que visam apenas o lucro e o povo que se dane.. Profissionais bons podem existem no publico e no privado , mas água é um bem de todos e não pode ser tratada como mercadoria visando lucro em primeiro lugar…

  7. Privatizar água é crime, vcs estão vendo a situação da Enel, a privatização é a pior solução!

  8. Essa ação é absurdamente fora do pensamento de levar o bem estar a todos. Cada vez mais é a perda de caráter em pensar no coletivo, o Brasil existe com mais de 200 milhões de pessoas, e elas necessitam viver de maneira decente e humana. É preciso ter pessoas realmente sérias e interessadas em fazer uma política pensando no coletivo, mentalizo que o veto não seja aprovado, pois isso faz com que o saneamento seja para todos.

  9. Só vejo os beneficiados dos cabides de emprego reclamando acima. Não adianta, vocês estão desempregados! Acabou a MAMATA!

  10. Não a privatização do saneamento.
    Com a privatização as comunidades vulneráveis serão muito afetadas, pois investidores empresariais nunca se interessaram por resolver problemas sociais, na verdade o que devemos lutar é pela universalização dos serviços de saneamentos e ampliar os cuidados com o meio ambiente.

  11. ja nao basta voces parlamentares acabar com o sonho do povo de se aposentar vivo ainda querem tirar agua e esgoto tratado das favelas e das pessoas mais humildes que ja vivem uma vida miseravel tenha do povo pelo amor de deus

  12. se privatizar o saneamento os mais pobres nao vao ter agua potavel e nem esgoto tratado pois a iniciativa privada so quer lucro atencao srs parlamentares denha do do povo

  13. O Marco Legal deixa incertezas ou seja não está claro quanto a sanear (água segura de qualidade e esgotamento sanitário)as populações vulneráveis (aglomerados isolados,rurais entre outros )para cumprir as diretrizes da agenda 2030 principalmente a ODS-6
    Quanta a privatização deveriam ser revista as Concessionárias de serviços de saramonete seja estadual ou municipal que estejam dando bons resultados/ devem ser preservadas ,”Não a Privatização”

  14. Vamos pensar nos municípios mais carentes e na universalização do saneamento.

  15. Pela universalização do saneamento. As localidades mais carentes serão as mais prejudicadas.

  16. Vamos derrubar o Veto do Presidente da República.
    Privatizar não é a solução para o Saneamento no Brasil.
    Privatizar jamais……

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: