Últimas Notícias

ABES Conecta: Seminário Nacional de Perdas fala sobre ações para redução de vazamentos de água

Encontro virtual reúne especialistas para discutir a taxa natural de crescimento de perdas e medidas para o controle de vazamentos 

Por Murillo Campos

O 7º Seminário de Gestão de Perdas de Água e Eficiência Energética tratou sobre a taxa natural de crescimento de perdas reais, em seu 4º debate virtual, realizado nesta terça, 22 de setembro. O encontro reuniu especialistas para discutir os desafios, experiências e ações para o controle de vazamentos.

Participaram da discussão Milene Aguiar, especialista em Gestão e Controle de Perdas em Sistemas de Distribuição de água e Programas de Eficiência Energética; Julian Thornton, representante da América Latina para o Comitê de Gestão da IWA para o Grupo Especialista em Perdas de Água; e, Jairo Tardelli, especialista em gestão e controle de perdas.

Com moderação de Ricardo Rover Machado, coordenador da CT de Gestão de Perdas e Eficiência Energética da ABES, os palestrantes trouxeram exemplos de como outros países estão lidando para o controle de perdas, as ações de combate aos vazamentos, como manutenção de redes e ramais, além de planos e medidas para minimizar a taxa de perdas no País. Clique aqui e assista ao evento completo. 

O seminário é uma realização da Câmara Temática de Gestão de Perdas e Eficiência Energética da ABES, em parceria com as Seções estaduais da ABES: Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

O evento foi aberto, em 1º de setembro, com a Palestra Magna “Eficiência Energética e Gestão de Perdas”, ministrada por Paulo Massato, diretor metropolitano da Sabesp. Assista aqui.

O segundo webinar falou sobre “O impacto da Gestão de Perdas nos Recursos Hídricos” (assista aqui). Já o terceiro encontro, abordou as alternativas energéticas no saneamento (assista aqui).

Próximo debate

Ao todo, serão cinco webinares gratuitos e especiais do seminário no programa ABES Conecta para promover a discussão sobre o controle e gestão de perdas de água e eficiência energética, voltado a todos os interessados em aprimorar seus conhecimentos na temática.

O próximo webinar está marcado para o dia 29 de setembro, às 10h e vai falar sobre “Metodologia de Cálculo dos Índices de Perdas”. Se interessou? Clique aqui e faça já sua inscrição.

ABES Conecta

Sucesso da associação, o programa ABES Conecta disponibiliza conteúdo qualificado em webinares gratuitos e cursos pagos sobre os temas mais relevantes do setor de saneamento e meio ambiente. Já são mais de 115 mil visualizações nas transmissões!

Clique aqui para conhecer nossas Câmaras Temáticas. Ainda não é um associado da ABES? Clique aqui e junte-se a nós!

As opiniões emitidas neste evento não exprimem, necessariamente, a visão da ABES.

3 Comentários em ABES Conecta: Seminário Nacional de Perdas fala sobre ações para redução de vazamentos de água

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.