Últimas Notícias

Seminário de Resíduos Sólidos tem Talk Show com participação do presidente da ISWA

Apresentado por Heliana Kátia Campos, coordenadora da CT de Resíduos Sólidos da ABES, o Talk Show foi uma das atividades abertas ao público, com transmissão pela plataforma do evento e pelo canal da entidade no YouTube.

Por Rhayana Araújo

Foi realizado na manhã desta terça-feira, 16 de março, primeiro dia do 14º Seminário Nacional de Resíduos Sólidos, um Talk show apresentado por Heliana Kátia Campos, coordenadora da Câmara Técnica da ABES de Resíduos Sólidos, em que entrevistou Carlos Roberto Vieira da Silva Filho, presidente da ISWA – International Solid Waste Association.

O evento é promovido pela ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, por meio da Câmara Temática de Resíduos Sólidos, e segue até a quinta-feira, dia 18. O seminário ocorre a cada dois anos e reúne especialistas de todo o Brasil, que buscam a integração de conhecimentos e novas trocas de experiências sobre os temas mais atuais em relevância. Além de palestras e painéis, durante o seminário haverá a apresentação de trabalhos técnicos, espaço comercial e visitas técnicas.

Entre outras respostas às perguntas de Kátia Campos, Carlos Roberto Filho falou sobre a inauguração do primeiro aterro sanitário de Brasília, que encerrou definitivamente, em 2018, as atividades do Lixão da Estrutural – até então o maior depósito de lixo a céu aberto da América Latina e o segundo maior do mundo. Carlos contextualizou, ainda, que a ISWA segue atuando nos demais lixões ao redor do mundo, presentes no estudo divulgado pela associação dos “50 maiores lixões do mundo”.

“Trabalhamos também pela inclusão social dos catadores de lixo, pela formalização dos trabalhadores para que possam continuar tirando seu sustento a partir da triagem dos materiais recicláveis, mas em condições mais humanas, com condições mais profissionais e que possam ter todos os materiais necessários”, afirmou.

A ISWA também tem um projeto de Bolsa de Educação para as crianças que trabalham em lixões ao redor do mundo, vigente em cinco países, que já retirou mais de 200 crianças de lixões. Elas recebem uma bolsa escola para que possam estudar e um sustento para as famílias. “Nós tivemos, em 2019, a primeira criança que tiramos do lixão entrando na faculdade de medicina, isso aconteceu em Nicarágua. Foi um passo muito importante para percebermos que quando o setor se une, quando há o conhecimento técnico, podemos fazer a mudança na vida das pessoas”, declarou.

Carlos também respondeu perguntas de crianças, uma delas vencedora da campanha Dia de Sol, promovida pelas ABES – Seção São Paulo, que teve o objetivo de conscientizar  as crianças sobre os resíduos sólidos.

O seminário é transmitido por meio de plataforma digital própria, com algumas atividades abertas ao público e transmitidas também pelo canal do YouTube da ABES. O Talk Show foi uma das atividades que o público em geral pôde conferir. Se você perdeu a entrevista ou deseja reassistir, clique AQUI para acessar.

Sobre o evento:

Esta, que é a 14ª edição do seminário, inicialmente estava prevista para julho de 2020 e foi transferida para o período de 16 a 18 de março de 2021, no formato online, devido à pandemia de Covid-19, incorporando algumas inovações.

O evento tem como objetivo avaliar o cenário recente dos resíduos sólidos no Brasil, considerando a política nacional, as alterações do marco legal do saneamento, e as diretrizes internacionais para atingimento das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Como, também, compartilhar experiências exitosas, novas tecnologias e procedimentos, de modo a aperfeiçoar os serviços relacionados ao manejo dos resíduos sólidos.

Para mais informações, acesse aqui.

No decorrer do evento, haverá atividades abertas ao público. Confira:

Dia 17,  quarta-feira, 16h
Oficinas de Educação Ambiental JPS
Clique aqui para ativar notificação

Dia 18, quinta-feira, 16h
Oficinas de Educação Ambiental JPS 
Clique aqui para ativar notificação

Dia 19, sexta-feira, 10h
Painel Especial ABES-ANA: Experiências municipais em cobrança pelos serviços de coleta e tratamento de resíduos sólidos urbanos
Clique aqui para ativar notificação

 

1 Comentário em Seminário de Resíduos Sólidos tem Talk Show com participação do presidente da ISWA

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.