Últimas Notícias

ABES marca presença no Fórum de Infraestrutura Grandes Construções, realizado pela Sobratema

Entidade foi representada pelo diretor nacional Álvaro Menezes, que abordou o potencial e as novas oportunidades no saneamento ambiental.

Por Equipe de Comunicação

O diretor nacional da ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, Álvaro Menezes, participou nesta quinta-feira, 19 de agosto, do Fórum de Infraestrutura Grandes Construções, realizado pela Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração, promovido pela Sobratema) para tratar dos desafios da universalização do saneamento no Brasil. Na oportunidade, o especialista apresentou uma palestra com o tema “Potencial do setor e as novas oportunidades no Saneamento Ambiental”.

Com o objetivo de fornecer um panorama do setor e de apresentar as oportunidades que podem surgir durante as fases de transição, o evento teve transmissão online, por meio do site da Sobratema. Além do diretor da ABES, o painel contou também com a participação dos palestrantes Gesner Oliveira, sócio executivo da GO Associados; Federico Lagreca, CEO da SUEZ Brasil; Wagner Carvalho, da Aegea; e Edson Peev, da Herrenknecht AG.

Álvaro Menezes apresentou sua palestra focando no potencial do setor. “Desde o ano 2000, aproximadamente, o Brasil já vem vivenciando aprendizados e experiências de prestação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário de boa qualidade. Tivemos avanços, melhorias e temos bons exemplos prestados por operadores privados e públicos, estaduais e municipais”, afirmou. “Pensando nisso, achei que fosse mais importante contribuir nesta palestra com algumas reflexões que mostrassem como é importante integrar esforços, olhar para o saneamento como uma ação integrada e chegar no saneamento com uma possibilidade efetiva de você compreender a realidade, as diferenças regionais e as capacidades e talentos disponíveis no setor”, explicou o palestrante.

Álvaro mencionou ainda a visão da Associação diante do atual cenário do setor no país. “O que ABES enxerga hoje é a possibilidade de melhoria da qualidade dos serviços, a partir do potencial já existente nos prestadores. Estamos em um ambiente claro de mudanças, mas, a gente precisa ter mais senso de realidade, pois o Brasil já tem muitos bons exemplos que podem ser apresentados e não precisamos mais nos compararmos com ninguém”, enfatizou o especialista. “Para nós, da ABES, é muito bom podermos estar em encontros como esse, principalmente poder debater temas que tratam da universalização e seus desafios”, afirmou Álvaro Menezes.

Antes de finalizar sua participação, Álvaro aproveitou para convidar o público do evento para participar do Congresso da ABES 2021, que ocorrerá de 17 a 20 de outubro, de forma híbrida: presencial, em Curitiba/PR, e também online, em plataforma digital exclusiva e interativa. Para mais informações e inscrições, acesse aqui.

O evento teve transmissão gratuita para os inscritos por meio do site oficial do Fórum. Para saber mais sobre o evento, clique aqui.

Participe! Seja o primeiro a comentar

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: