Últimas Notícias

ABES e BID realizam pesquisa nacional inédita com consumidores, empresas e profissionais do saneamento

Uma pesquisa inédita em saneamento está sendo promovida em todo o território nacional pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento. O levantamento integra um projeto de parceria entre as duas instituições para, entre outros objetivos, elaborar o Plano Estratégico de Capacitação em Regulação e Implantação de Módulo de Ensino a Distância (EAD). Para responder à pesquisa, consumidores, profissionais e outros agentes do saneamento podem acessar aqui e clicar na categoria à qual pertencem.

Os formulários disponibilizados online – específicos para cada grupo – contêm questões a respeito da visão dos agentes quanto aos desafios mais relevantes para o setor de saneamento, em particular sobre a implantação da regulação, a viabilização da universalização dos serviços, a política tarifária e de subsídios e os sistemas de indicadores. Cada formulário é destinado a um agente do setor: consumidores, poderes concedentes, prestadores de serviços ou entes reguladores.

O curso de ensino a distância será disponibilizado a profissionais em todo o Brasil, gratuitamente. Terá como público alvo gestores, operadores, reguladores, com ênfase especial ao chamado “chão de fábrica” do setor. “Temos que investir na qualificação de todos os envolvidos na cadeia produtiva do saneamento. Há prefeitos de pequenas cidades, prestadores de serviços, gestores que não têm conhecimento da regulação do setor”, explica Dante Ragazzi Pauli, presidente da ABES.

É essencial, ressalta Dante, que tenhamos um sistema transparente de regulação para o saneamento e que este seja conhecido por todos os entes do setor para garantir a manutenção e modernização do patrimônio operacional transferido aos concessionários, estabelecer mecanismos de regulação do mercado com aferição da eficiência na operação, negociação e revisão de tarifas, bem como na arbitragem de conflitos entre usuários, concessionárias e o próprio poder público, solucionados por meio de processos transparentes e amplamente divulgados.

ABES, 50 anos de atuação

Há quase 50 anos trabalhando pelo saneamento ambiental no Brasil, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES é uma associação sem fins lucrativos que reúne em seu corpo associativo cerca de 10.000 profissionais do setor. A ABES tem como missão ser propulsora de atividades técnico-científicas, político-institucionais e de gestão que contribuam para o desenvolvimento do saneamento ambiental, visando à melhoria da saúde, do meio ambiente e da qualidade de vida das pessoas.
www.abes-dn.org.br

Participe! Seja o primeiro a comentar

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: