Últimas Notícias

Cerimônia de abertura do 31º Congresso da ABES reúne dirigentes das principais instituições do setor do saneamento ambiental do Brasil

Evento será realizado até esta quarta (20) no ExpoUnimed, em Curitiba-PR, e também em plataforma digital exclusiva e interativa.

Por Equipe de Comunicação ABES

Foi aberto neste domingo, 17 de outubro, o 31º Congresso da ABES, o mais importante evento de saneamento ambiental do Brasil. A cerimônia de abertura foi realizada nesta noite no Teatro do Positivo, em Curitiba, cidade sede do Congresso em 2021, e transmitida pela canal da ABES no YouTube e já conta com quase 3 mil visualizações (acesse aqui). Neste ano, o encontro, que tem como tema “Cidades Inteligentes conectadas com o saneamento e o meio ambiente: desafio dos novos tempos”, está sendo realizado em formato híbrido: presencialmente, na capital paranaense, e com transmissão online, numa plataforma exclusiva e interativa. Confira o álbum de fotos aqui

Durante a solenidade de abertura, o presidente nacional da ABES, Alceu Guérios Bittencourt, destacou a importância do evento em 2021. “O Congresso é uma oportunidade para todos os segmentos do saneamento discutirem as questões que envolvem o setor, como a crise hídrica e o Novo Marco Regulatório do Saneamento”, afirmou.

Para o presidente desta edição do Congresso, Luiz Henrique Bucco, foi desafiador organizar um evento desse porte em meio a pandemia do coronavírus. “Nós enfrentamos o desafio de organizar o 31º Congresso da ABES no meio da pandemia, mas não descansamos e esperamos que todos aproveitem esse grande Congresso”, disse Bucco. O primeiro presidente da ABES-PR, Francisco BorsariA presidente da ABES-PR, professora Selma Cubas, primeira mulher a ocupar o cargo na seção também esteve presente na cerimônia. “É um orgulho muito grande apresentar o nosso Estado neste evento tão importante”, frisou.

A cerimônia de abertura teve a presença de representantes das mais importantes instituições ligadas ao saneamento ambiental. Participaram a diretora executiva e vice-presidente da Funasa – Fundação Nacional de Saúde, Fernanda Rodrigues Ávila, representando o presidente Miguel Marques. Também estiveram presentes na abertura do Congresso a diretora-presidente da ANA – Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, Christianne Dias Ferreira, o presidente da Sabesp – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, Benedito Braga, o presidente da Sanepar – Companhia de Saneamento do Paraná, Claudio Stabile, e o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, que representou o prefeito da cidade sede do Congresso, Rafael Greca.

“Curitiba é a cidade mais inteligente, conectada, inovadora e saneada do Brasil. É um grande orgulho para nós sediarmos um congresso tão importante quanto este, que tem a finalidade de debater os desafios do saneamento e do meio ambiente”, ressaltou o vice-prefeito. Ele reforçou o trabalho da prefeitura de Curitiba na área de sustentabilidade citando como exemplo o projeto do Bairro Novo da Caximba. “Será o maior programa socioambiental da história de Curitiba com a transferência de 1.147 famílias para novas moradias e a revitalização do Rio Iguaçu “.

Além da palestra de abertura, ministrada de forma online pela vice-presidente do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), Thelma Krug, os congressistas também puderam apreciar a apresentação da Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba.

O 31º Congresso da ABES segue até esta quarta-feira, 20 de outubro. Toda a programação do maior evento de saneamento ambiental do Brasil está disponível aqui

Confira o álbum de fotos (oficial) aqui e do público aqui

5 Comentários em Cerimônia de abertura do 31º Congresso da ABES reúne dirigentes das principais instituições do setor do saneamento ambiental do Brasil

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.