Últimas Notícias

31º Congresso da ABES: programa Jovens Profissionais do Saneamento celebra 11 anos de existência com fórum especial

Integrantes do JPS também realizaram a primeira de três oficinas online, abertas ao público no canal da ABES no YouTube.

O programa Jovens Profissionais do Saneamento da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES promoveu nesta segunda-feira, 18 de outubro, durante seu 31º Congresso, o Fórum JPS, com apresentação de Witan Silva, coordenador nacional. O Fórum JPS discutiu os rumos do programa, as estratégias de atuação e apresentou resultados no âmbito nacional, além de compartilhar experiências (cases) de sucesso promovidas em nível estadual. O Congresso da ABES é o mais importante evento de saneamento ambiental do Brasil e acontece até esta quarta (20). Confira o álbum de fotos (oficial) aqui e do público aqui.

As Seções Estaduais de Goiás, Rio de Janeiro e São Paulo foram representadas por Rayssa Jacob, coordenadora do JPS-RJ, Marcela Felix, coordenadora do JPS-GO, e Maria Fernanda Garrubo Bentubo, coordenadora do JPS-SP.

O Fórum foi um momento de celebração pelos 11 anos do JPS, que a ABES criou para promover o relacionamento intergeracional e o desenvolvimento de novas lideranças.

Rayssa falou sobre a comunicação da seção nas redes sociais e da produção para que o conteúdo seja relevante e original e transmita conhecimento para as pessoas.

Marcella abordou as atividades e a relação entre as diferentes faixas etárias de profissionais, com a integração dos jovens com os de nível Sênior.

Maria Fernanda discorreu sobre o desafio de gerenciar grandes grupos. A seção conta com mais de 250 pessoas no programa e 4 núcleos implantados em São Paulo e está em fase de expansão.

O coordenador nacional do JPS, Witan Silva ressaltou a presença no Fórum de um público diversificado, desde profissionais sêniores e jovens e estudantes, até coordenadores e presidentes de seções estaduais, para celebrar as conquistas e o desenvolvimento do programa ao longo dos anos.

“O JPS tem mais de 1000 voluntários em todo país, coleciona grandes vitórias e conquistou impactos positivos com a relação à capacitação técnica, ação solidária e ambiental. Tivemos presenças especiais desde coordenadores e presidentes das seções do JPS e da ABES, para celebrar os 11 anos de existência do programa, que vem se expandindo e contribuindo para o setor e deixando o seu legado’, afirmou Witan.

O engenheiro falou também sobre as coordenações estaduais do programa, a organização do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo, do qual o estudante Gabriel Fernandes foi o primeiro brasileiro a ganhar a  etapa internacional da premiação neste ano de 2021, os grupos de trabalhos temáticos e as oficinas ambientais, que foram um sucesso de participação na Brasil Water Week.

O Fórum contou com presenças especiais em seu encerramento: Luiz Roberto Gravina Pladevall, presidente da ABES-SP, Doralice Barros de Almeida, presidente da ABES-GO e Miguel Alvarenga Fernández y Fernández, presidente da ABES-RJ, que elogiaram as ações  do programa para que continue deixando o seu legado. 

Oficina de Educação Ambiental

O JPS também promoveu nesta segunda a primeira de três oficinas. Com apresentação de Witan Silva, Jean Henrique Menezes Nascimento
e Nathália Nascimento Silva e Souza abordaram o tema Cidades identificação e caracterização do espaço urbano: o caminho para a sustentabilidade. Estes eventos são abertos ao público, transmitidos no canal da ABES no Youtube.

Para assistir à primeira oficina, clique aqui.

Para marcar lembrete para as oficinas de terça, 19, e quarta, 20, clique nos links abaixo:

19 de outubro, terça-feira das 16h às 17h30

Oficina JPS 2 – Cidades Sustentáveis 

20 de outubro, quarta-feira, das 16h às 17h30

JPS 3 – Cidades Inteligentes – 20 de outubro (4ªF), às 16h

Concurso de vídeos

Outra atividade do JPS nesta edição do Congresso é o concurso de vídeos. Veja os contemplados:

Categoria 1: Mobilizações sociais relacionadas à temática de saneamento básico e meio ambiente:

  • Esse rio é minha rua; 
  • Ligação Urgente!;
  • Fossa Alta Comunitária: tratamento de esgoto para áreas alagáveis da Amazônia;

Categoria 2: Inovação no setor saneamento básico e meio ambiente:

  • Nós somos todos BioMovement;
  • Apresentação do Projeto 10envolver Saneamento Básico Rural
  • MERCATO: Membrana Reciclada Água para Todos.

Categoria 3: Campanhas de combate a COVID vinculadas a saneamento básico e meio ambiente:

  • Exame de fezes no esgoto (O esgoto é valioso?);
  • Cuidar da água é nosso jeito de cuidar de você;
  • Para Proteger cada um, vamos precisar de todo mundo.

A cerimônia de premiação de cada categoria ocorrerá na quarta, dia 20, às 12h30, em Mesa Redonda entre os Jurados do Concurso de Vídeos ABES, na Plenária. Os inscritos no Congresso podem assistir na plataforma do evento ou presencialmente, no Expo Unimed, em Curitiba. 

 

1 Comentário em 31º Congresso da ABES: programa Jovens Profissionais do Saneamento celebra 11 anos de existência com fórum especial

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.