Últimas Notícias

31º Congresso da ABES: painel debate desafios dos laboratórios de 3ª parte

 Encontro versou sobre o ‘Controle de Qualidade de Produtos Químicos para Água de Consumo Humano no País’.

Por Equipe de Comunicação ABES

Os desafios dos laboratórios de 3ª parte no controle de qualidade de produtos químicos para água de consumo humano no país foram o assunto de um dos painéis, no dia 19 de outubro, durante o 31º Congresso da ABES, o mais importante evento de saneamento ambiental do Brasil. 

Com participantes online, o debate foi moderado por Maria Cristina Coimbra Marodin, coordenadora da Câmara Temática de Qualidade de Produtos Químicos da ABES; e por Vasti Ribeiro Facincani, gerente do Departamento de Controle Sanitário e Ambiental da Diretoria de Sistemas Regionais Sabesp e coordenadora-Adjunta da Câmara Técnica.   Confira o álbum de fotos (oficial) aqui e do público aqui.

O painel contou com a participação de Everton Melo dos Santos, gerente Físico-químico do Laboratório Brasil da NSF Internacional; Lahys de Giacomo Caetano, gerente comercial técnica do Departamento de Química do Laboratório SCI AGRO; e Cassiano Pacheco da Silva, gerente Técnico da Aqualit Tecnologia em Saneamento. 

Os três fizeram uma apresentação breve sobre o laboratório. Em seguida, foram discutidos os problemas e as soluções adequadas e necessárias para atuação de Laboratórios de 3ª parte na atestação de conformidade dos produtos químicos para tratamento de água de consumo humano. 

A discussão foi feita à luz dos requisitos de saúde contidos na ABNT NBR 15.784 e conforme sistema de controle de qualidade desenvolvido e implementado pela CTQPQ – Câmara Temática de Qualidade de Produtos Químicos da ABES, no País, em atendimento às exigências da Portaria de Potabilidade vigente no Brasil. 

O 31º Congresso da ABES, o mais importante evento de saneamento ambiental do Brasil, foi realizado entre os dias 17 a 20 de outubro, em formato híbrido: presencialmente, no Expo Unimed Curitiba, na capital paranaense, e virtualmente, em plataforma digital. Esta edição do encontro teve como tema central “Cidades Inteligentes conectadas com o saneamento e o meio ambiente: desafio dos novos tempos”. Algumas atividades foram abertas ao público e transmitidas pelo canal da ABES no YouTube. Acesse aqui.   

1 Comentário em 31º Congresso da ABES: painel debate desafios dos laboratórios de 3ª parte

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.