Últimas Notícias

Segurança hídrica como componente estratégico no saneamento é tema de debate no 31º Congresso da ABES

Entre os pontos elencados, palestrantes destacaram a importância de ações conjuntas para promoção da oferta hídrica no país.

Por Equipe de Comunicação ABES

A segurança hídrica como componente estratégico no saneamento foi o tema de um dos painéis do 31º Congresso da ABES, o mais importante evento de saneamento ambiental do Brasil, no dia 19 de outubro. O painel foi coordenado por Josivan Cardoso Moreno, coordenador Nacional da Câmara Temática de Recursos Hídricos da ABES; e moderado por Suzan Lannes de Andrade, da Câmara Temática de Gestão de Recursos Hídricos da ABES. Confira o álbum de fotos (oficial) aqui e do público aqui.

Os palestrantes foram Wilson Rodrigues de Melo Junior, diretor de Recursos Hídricos e Revitalização de Bacias Hidrográficas; Ricardo Augusto Simões Campos, diretor da Copasa – Companhia de Saneamento de Minas Gerais; Flávio Hadler Tröger, especialista em Regulação da ANA – Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico; Celia Regina Rennó, diretora Nacional da ABES; e Rodrigo Hosken, sócio-fundador da Hosken Geraldino Advogados e coordenador técnico Jurídico da Câmara Temática da ABES de Governança Corporativa e Jurídica. 

Durante o painel, os participantes falaram sobre a integração entre a Política de Gestão e o Gerenciamento de Recursos Hídricos, abordando as experiências de boas práticas dos sistemas e buscando identificar modelos de integrações entre eles, recursos hídricos e saneamento ambiental, na perspectiva de indicadores para a obtenção da segurança hídrica.  

Também foram feitas reflexões sobre atuações de intervenções de ações conjuntas que trazem ou trouxeram alternativas (infraestrutura e gestão) de sustentabilidade para promoção da oferta hídrica. 

O 31º Congresso da ABES, o mais importante evento de saneamento ambiental do Brasil, foi realizado entre os dias 17 a 20 de outubro, juntamente com a Fitabes 2021, Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental, em formato híbrido: presencialmente, no Expo Unimed Curitiba, na capital paranaense, e virtualmente, em plataforma digital. Esta edição do encontro teve como tema central “Cidades Inteligentes conectadas com o saneamento e o meio ambiente: desafio dos novos tempos”. Algumas atividades foram abertas ao público e transmitidas pelo canal da ABES no YouTube. Acesse aqui.     

 

Participe! Seja o primeiro a comentar

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.