Últimas Notícias

ABES lança a 32ª edição do Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental

Belo Horizonte (MG), sediará o mais importante evento de saneamento ambiental do Brasil, em 2023.

Por Equipe de Comunicação ABES

No dia 19 de outubro, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária – ABES, lançou em Curitiba, o 32º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental – O Congresso da ABES.  A edição 2023 do mais importante evento de saneamento ambiental do Brasil será realizado na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais.  Confira o álbum de fotos (oficial) aqui e do público aqui.

O Lançamento do 32º Congresso ABES 2023 foi apresentado por Witan Silva, engenheiro e coordenador nacional do Programa Jovens Profissionais do Saneamento (JPS) da ABES. A cerimônia de lançamento contou com a participação de Alceu Guérios Bittencourt, presidente nacional da ABES; Flávia Mourão, presidente da ABES-MG; Carlos Eduardo Tavares de Castro, presidente da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa); Romeu Zema, governador do estado de Minas Gerais; e Marília Melo, secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais.

O presidente da ABES, Alceu Guérios Bittencourt, falou sobre a vitória em realizar o congresso deste ano e contou como foi o processo para escolher a sede da próxima edição do evento.

“O lançamento do Congresso ABES 2023 é mais um momento importante. Preciso informar, especialmente, que cada coisa que a gente faz nesse trabalho é uma vitória. Foi tudo tão difícil, é uma grande felicidade estar aqui. Foi um longo caminho percorrido, no qual discutimos as nuances para fazer a próxima edição na capital mineira, Belo Horizonte. São anos de discussão para se escolher a sede e será uma grande satisfação estar lá”, afirmou o presidente da ABES.

Na sequência, Flávia Mourão comentou sobre a inovação da ABES em realizar eventos de forma híbrida para continuar promovendo discussões e melhorias no setor do saneamento.

“Fizemos muitos eventos online e webinares nos quais discutimos sobre temas importantes. A ABES promoveu diversos eventos ao longo do ano e temos que reconhecer que é um instrumento que vamos poder usar com mais freqüência. Estamos distantes, mas conseguimos reunir pessoas do Brasil e do mundo todo. Foi muito satisfatório poder fazer essa troca no evento de forma presencial. Vamos continuar com as atividades online, acreditamos na nossa força de comunidade. Neste modelo, a cada congresso poderemos discutir sobre importantes temas referentes ao saneamento com os atores do setor”, finalizou a presidente da ABES-MG.

Carlos Eduardo Tavares de Castro ressaltou o apoio da Copasa e do estado de Minas Gerais para receber o 32º Congresso ABES e deu boas-vindas a todos:

“Como mineiro e presidente da Copasa, receber e apoiar a ABES-MG como anfitriã merece um ato solene. Parabéns a ABES pelo sucesso do 31º Congresso, o modelo híbrido veio para ficar, tivemos uma delegação de 100 pessoas participando de forma online e presencial, para dar o suporte necessário para uma associação tão importante. É um prazer que Belo Horizonte será a sede do próximo congresso, sejam bem-vindos! Nesta tarefa desafiadora de universalizar o saneamento poder receber esse congresso em 2023 será, sem dúvida, um momento ímpar para o estado, para Belo Horizonte, para a Copasa e para o setor como um todo.Esperamos vocês lá!”, ressaltou Tavares.

Romeu Zema, governador do estado de Minas Gerais, falou sobre a alegria da cidade mineira em sediar o evento e a preocupação de sua gestão para promover melhorias no saneamento. “É com muita satisfação que recebemos a notícia de que Minas Gerais vai sediar a próxima edição do Congresso da ABES 2023. Será uma excelente oportunidade, afinal, a agenda do saneamento é uma das mais importantes da nossa gestão. Lançamos, em junho, o programa Saneamento Legal apoiando os municípios mineiros na regularização ambiental dos empreendimentos nessa área”, informou o governador.

Marília Melo aproveitou a oportunidade e convidou o público para participar das discussões em torno do saneamento e do desenvolvimento sustentável no estado de Minas Gerais durante o congresso em BH.

“Para nós, será um prazer compartilhar conhecimentos e experiências nessa área. Junte-se a nós nas discussões sobre os temas do saneamento, que é essencial para construirmos cidades e comunidades sustentáveis, além de proporcionar o desenvolvimento sustentável do nosso estado”, afirmou a secretária

Participações Especiais:

A cantora Adriana Araújo e o Trio Amadeus fizeram uma apresentação especial para mostrar o talento da música mineira.

O 31º Congresso da ABES, o mais importante evento de saneamento ambiental do Brasil, foi realizado entre os dias 17 a 20 de outubro, juntamente com a Fitabes 2021, Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental, em formato híbrido: presencialmente, no Expo Unimed Curitiba, na capital paranaense, e virtualmente, em plataforma digital. Esta edição do encontro teve como tema central “Cidades Inteligentes conectadas com o saneamento e o meio ambiente: desafio dos novos tempos”. Algumas atividades foram abertas ao público e transmitidas pelo canal da ABES no YouTube. Acesse aqui.     

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Participe! Seja o primeiro a comentar

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: