Últimas Notícias

ABES Conecta: webinar sobre Dia Mundial do Banheiro reforça compromisso com o saneamento e dignidade das pessoas 

Evento online foi realizado na tarde desta sexta (19) pela Câmara Temática de Saúde Ambiental da Associação, em parceria com a Kimberly-Clark Brasil, e está disponível no canal ABES Saneamento no YouTube.

Por Equipe de Comunicação ABES

Nesta sexta-feira, 19 de novembro, comemora-se o Dia Mundial do Banheiro. A Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu a data com o objetivo de chamar a atenção para a falta de saneamento básico, um problema que aflige cerca de 4 bilhões de pessoas em todo o mundo. No Brasil 4 milhões de brasileiros não têm sequer um banheiro. Para debater o tema, a Câmara Temática de Saúde Ambiental da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) realizou um webinar com a participação de diversos especialistas. 

Com o tema “Dia Mundial do Banheiro: compromisso com o saneamento e dignidade das pessoas”, o evento virtual integrou mais uma edição do ABES Conecta. O objetivo foi engajar o público na reflexão deste tema e em ações para garantir que todos tenham acesso ao saneamento básico. 

O webinar teve como coordenador Rainier Pedraça de Azevedo, que é coordenador da Câmara Temática de Saúde Ambiental e vice-presidente da ABES-AM.  

O evento foi moderado por Roseane M. Garcia Lopes de Souza, coordenadora adjunta da Câmara Temática de Saúde Ambiental, coordenadora da Câmara Temática de Resíduos Sólidos da ABES e diretora da ABES-SP. 

“Este webinar traz um tema muito relevante neste dia em que a gente comemora o Dia Mundial do Banheiro”, afirmou Roseane. “Nós precisamos evoluir para que possamos diminuir essa diferença, para que as pessoas tenham saneamento básico e banheiro. Não é possível imaginar ficar um dia sem banheiro, por isso este tema é comovente e nos traz reflexões”, completou. 

O encontro contou com a participação da diretora de Marketing da Kimberly-Clark Brasil, Patrícia Macedo. A ABES-SP é parceira da empresa, que realizou a pesquisa inédita “Banheiros Mudam Vidas”, revelando a visão dos brasileiros sobre o saneamento básico no Brasil. 

Por sua vez, Priscila Campos Bueno, Consultora Nacional da OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde) em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador, levou o tema “A relevância dos banheiros no contexto dos ODS”. 

Já Gabriel Maraslis, oficial de água, saneamento e higiene (WASH) no UNICEF Brasil, realizou uma palestra sobre “Um panorama sobre a situação de banheiros na América Latina e Brasil”. 

Além disso, para falar sobre o tema “Saúde sem banheiros: evolução da defecação a céu aberto e do acesso a banheiros no Brasil”, o palestrante foi André Braga Galvão Silveira, Analista de Infraestrutura, Secretário Nacional de Saneamento (substituto) do Ministério do Desenvolvimento Regional. 

Por fim, participou também do webinar Ana Elisa Martinelli Finazzi, Coordenadora de Programas em Saneamento e Saúde da Funasa (Fundação Nacional de Saúde), falando sobre o tema “A atuação da Funasa no fomento a implantação de banheiros”. 

Confira o webinar, na íntegra: clique aqui.

ABES Conecta 

Sucesso da Associação, o programa ABES Conecta disponibiliza conteúdo qualificado em webinares gratuitos e cursos pagos sobre os temas mais relevantes do setor de saneamento e meio ambiente. Já são mais de 340 mil visualizações nas transmissões! 

Ainda não é um associado da ABES? Clique aqui e junte-se a nós!  

As opiniões emitidas neste evento não exprimem, necessariamente, a visão da ABES. 

 

Participe! Seja o primeiro a comentar

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: