Últimas Notícias

Seminário da Aesbe: ABES integra debate sobre desafios e perspectivas frente ao Novo Marco do Saneamento

O secretário-geral da ABES, Marcel Sanches, e o vice-presidente nacional, Mário Guerino, representaram o presidente Alceu Guérios Bittencourt no último painel do evento, que teve apoio institucional da entidade.

Na última sexta-feira, 2 de setembro, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES marcou presença em um dos painéis do Seminário Nacional da Aesbe – Saneamento na Pauta dos Presidenciáveis. Na ocasião, Marcel Sanches, secretário-geral da Diretoria da entidade, e o vice-presidente Mário Guerino representaram o presidente nacional, Alceu Guérios Bittencourt, no debate “Desafios e Perspectivas frente ao Novo Marco Legal do Saneamento”. O evento, realizado no CICB – Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília/DF, com transmissão online, contou com participação de 250 pessoas de todo o Brasil. O seminário está disponível no canal da Aesbe no YouTube. Clique aqui e acesse.

O painel contou ainda com presença de Manuela Marinho, vice-presidente Regional da Aesbe e presidente da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa); Rodopiano Marques Evangelista, presidente da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae); Percy Soares Neto, diretor Executivo da Associação e do Sindicato Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (Abcon/Sindcon); Vinícius Benevides, presidente da Associação Brasileira de Agências de Regulação (Abar); Renata de Faria Rocha Furigo, coordenadora Geral do Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento (ONDAS); Veronica Sánchez da Cruz Rios, diretora presidente da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA); e Pedro Maranhão, secretário Nacional de Saneamento.

Durante a discussão, os especialistas abordaram os desafios, as experiências e soluções frente ao Novo Marco Legal do Saneamento. O painel foi coordenado por Sergio Antonio Gonçalves, secretário Executivo da Aesbe, que reforçou a importância do evento para o debate dos desafios e perspectivas em relação ao atual cenário do setor. 

Em sua participação, Marcel Sanches ressaltou que “temos avançado muito nos últimos tempos e na linha de sempre buscar o que nos une, não o que nos afasta. Temos respeito pela legislação, que não é perfeita e estamos aqui para trabalhar juntos pelo setor”, reforçou sobre o novo marco. Marcel também frisou o papel da ABES em seus 56 anos de existência, que reúne o público, o privado e a academia. “A pluralidade da ABES é a nossa maior riqueza. Atuamos em conjunto com todas as entidades em prol do saneamento”, afirmou. “E um dos pontos que nos une é o desafio da regulação. Temos apoiado a ANA em todas as discussões públicas, seja como prestador de serviços seja como entidade. Entendemos que o pilar trazido pelo novo marco sobre o fortalecimento da regulação é fundamental”, disse também.

Comentando uma das perguntas do público sobre a questão da acessibilidade econômica – uma das premissas para garantir o acesso à água e ao esgotamento sanitário, o vice-presidente nacional da ABES reforçou que “água e saneamento são direitos humanos, então é preciso buscar novas tecnologias para facilitar a implantação dos serviços, entre outras alternativas. É preciso ter um compromisso social de levar os serviços a todos os cidadãos indistintamente”. Leia mais aqui. 

ABES presente na abertura

O Seminário foi aberto na quinta-feira, 1º de setembro. A Mesa de Abertura contou com participação da vice-presidente Regional Nordeste 2, Manuela Coutinho, do vice-presidente Regional Centro-Oeste Ricardo Soavinski, e de James Serrador, vice-presidente Regional Norte. O evento teve como finalidade proporcionar a interação entre os colaboradores das companhias que integram a Aesbe, promover o debate sobre o atual cenário e os desafios para a universalização, fazendo com que cada companhia possa compartilhar a sua experiência e desenvolver de forma conjunta soluções para alcançar objetivos.

Membros da ABES prestigiaram a cerimônia. Além de Marcel Sanches e Mário Guerino, também estiveram presentes o presidente da ABES-SP, Luiz Pladevall, e o diretor executivo Josivan Cardoso.

Pladevall também ressalta o papel da ABES, presente nas discussões mais relevantes do saneamento no país e que tem vários representantes no evento da Aesbe. Mas lamenta a participação de apenas dois representantes dos candidatos à Presidência, para uma discussão de um tema tão importante. “Isso demonstra que, infelizmente, pode ser uma ideia na pauta dos candidatos, mas não é prioridade. Esperamos que se aprofundem no tema, que é muito caro para o país, principalmente porque o saneamento é essencial à saúde pública preventiva”.

Também marcaram presença João Paulo Papa, assessor da presidência da Sabesp; Monica Porto, assistente da presidência da Sabesp; e Dante Ragazzi Pauli, Superintendente de Planejamento Integrado da Sabesp e coordenador da Câmara Temática de Comunicação da ABES.

Palestra Magna

A Palestra Magna do seminário foi realizada por Thelma Krug, vice-presidente do Painel Intergovernamental para a Mudança de Clima (IPCC) e presidente do Painel de Observações Terrestres para o Clima do Sistema Global de Observações para o Clima (GCOS) da Organização Meteorológica Mundial. A apresentação teve como tema “ESG e Saneamento” e em sua apresentação, Thelma Krug explanou sobre a questão do saneamento frente aos desafios da mudança climática.

Saneamento na pauta dos presidenciáveis

Na parte da manhã do segundo dia do Seminário Nacional da Aesbe, foi realizado o Painel “O Saneamento na Perspectiva dos Futuros Governantes”, com presença de Daniel Keller, representante do Ciro Gomes, candidato do Partido Democrático Trabalhista (PDT ), e Miriam Belchior, representante do Lula, candidato do Partido dos Trabalhadores (PT). O painel foi moderado por Adriana Couto, jornalista da TV Cultura.  Leia mais aqui.

Leia também: ABES e AESBE assinam acordo de cooperação técnica

 

 

 

1 Comentário em Seminário da Aesbe: ABES integra debate sobre desafios e perspectivas frente ao Novo Marco do Saneamento

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.