Últimas Notícias

PNQS 2022: inovação é destaque no primeiro dia do Seminário de Benchmarking

Esta edição de 25 anos do Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento, o Oscar do setor, foi realizada em Campo Grande (MS).

Inovação, troca de experiências e criação de soluções alternativas marcaram o primeiro dia do Seminário de Benchmarking do Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento – PNQS 2022, da ABES, que é considerado o Oscar do setor. Esta edição do Seminário e da Cerimônia de Premiação foi realizada em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, e teve a Aegea como empresa anfitriã. 

Com palestras, apresentações de boas práticas e painéis, operadoras de saneamento de todo o país discutiram soluções para avançar no setor unidas no propósito de levar qualidade de vida e saúde à população brasileira.

Na abertura, o coral Instituto Maná do Céu, organização não governamental que desde 2009 trabalha com crianças e adolescentes da periferia de Campo Grande, fez uma emocionante apresentação e num coro agradeceu a atuação fundamental do setor para garantir saúde à sociedade.

Representando o presidente nacional da ABES, Alceu Guérios Bittencourt, nas boas-vindas, o diretor Álvaro Menezes ressaltou a importância da presença dos participantes e das operadoras na construção de resultados para o setor.  “Neste momento é necessário inovar, criar soluções alternativas, discutir cases importantes e todos vocês estão contribuindo para isso, para avançar no setor de saneamento”, enfatizou.

A coordenadora do CNQA (Comitê Nacional da Qualidade ABES), Samanta Tavares, reforçou a importância do evento para a promoção de melhorias na prestação de serviços e falou sobre como trazer experiências de fora pode agregar ao serviço de cada um. 

“Durante os painéis, trazemos experiências de gestão de clientes não só do saneamento, mas de serviços externos e pessoas para falar de práticas de saneamento no mercado, como aplicá-las, além do Marco Legal e os desafios que todos nós temos na promoção da universalização”. O objetivo, frisou Samanta, é trazer experiências para criar massa crítica e melhorar cada vez mais a prestação de serviço.

Sobre o PNQS, ela explicou ainda que, além de promover práticas de excelência para a universalização dos serviços de saneamento e atendimento à população com qualidade, a premiação vai além. “O PNQS tem um papel quando chega ao final do ciclo, que é o de promover a integração dos profissionais de saneamento, porque cada um de nós, independentemente da operadora da qual faz parte, tem o propósito diário de trazer qualidade de vida e saúde para todos os brasileiros”, afirma.

Rogério Tavares, vice-presidente institucional da Aegea, anfitriã do evento, resumiu a preocupação das operadoras. “Somos o setor responsável por levar água, que é vida, saneamento e esgoto sanitário, que são saúde, para as populações mais vulneráveis deste país. Nossa preocupação é conseguir atender e chegar às pessoas e esta é a missão mais dignificante: levar o serviço a quem mais precisa”.

Sustentabilidade emocional corporativa

Dando início às atividades do primeiro dia, a expert em saúde no trabalho, Bianca Vilella, comandou a Palestra Magna “Sustentabilidade Emocional Corporativa”. Durante a apresentação, ela abordou as vantagens para as pessoas e também para as empresas na adoção de bons hábitos. Segundo Bianca, que é autora do livro “Respire”, colaboradores mais saudáveis e felizes podem trazer ótimos resultados para o mundo corporativo, em uma relação harmoniosa.

Confira entrevistas no Talk Show PNQS 2022 no canal da ABES no YouTube (clique aqui)

Acesse o álbum de fotos desta edição (clique aqui).

3 Comentários em PNQS 2022: inovação é destaque no primeiro dia do Seminário de Benchmarking

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.