Últimas Notícias

Em noite de festa, PNQS premia os maiores nomes do saneamento do Brasil em 2022

Conhecido como Oscar do setor, evento completou 25 anos contemplando soluções e boas práticas. Esta edição foi realizada em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, e teve a Aegea Saneamento como anfitriã.

Uma noite de emoção e celebração do setor de saneamento: após dois dias de programação intensa do Seminário de Benchmarking PNQS 2022, chegou a hora de valorizar os grandes nomes do setor durante o Ciclo 2022 com a entrega na cerimônia de premiação do 25º PNQS – Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento, promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES.

A cerimônia desta edição foi realizada em 30 de novembro, em Campo Grande (MS). Foram entregues 55 prêmios, entre medalhas, placas e troféus.

Na solenidade de abertura, o presidente nacional da ABES, Alceu Guérios Bittencourt, pontuou que aquele era um momento importante para todo o segmento e fez questão de destacar a importância do trabalho de cada um dos participantes para o desenvolvimento do setor. “Sei que o esforço é muito grande e ele precisa ser reconhecido. Esse é um momento de reconhecimento.  A eficiência de gestão técnica é o que vai poder promover o uso adequado dos recursos, e vai fazer nosso setor avançar e chegar aos índices de aproveitamento que buscamos”, reforçou.

Durante a solenidade de abertura, Samanta Souza, coordenadora do CNQA – Comitê Nacional da Qualidade ABES, responsável pela organização do PNQS, revelou que há muito trabalho envolvido quando se trata do Seminário de Benchmarking PNQS e do prêmio em si. “Parece que se resumem a apenas dois dias do ano, mas na verdade, o PNQS é parte do dia a dia de cada um de nós, profissionais do saneamento, e acontece 365 dias por ano, 24 horas por dia”, ressaltou.

Ela também lembrou que o seminário foi uma fonte importante de informações, não só para os profissionais da área, mas para o público em geral. “Nesses dois dias fizemos inúmeras entrevistas que estão publicadas no Youtube. Todos vocês prepararam vídeos e apresentaram as melhores práticas de saneamento, as quais foram desdobradas em nossas redes sociais com muitas visualizações. Com isso a gente promove a comunicação do saneamento para todo o Brasil”. Além disso, ela lembrou que durante os painéis de debate, os profissionais e organizações envolvidos firmaram compromissos de eficiência e eficácia para o setor do saneamento, um fechamento de honra para os trabalhos.  “O Ciclo PNQS 2022 se encerra aqui e em alto estilo, da forma que nós acreditamos, com pluralidade, diversidade, pautado pelo respeito a todas as organizações e profissionais que estão aqui e acreditam no PNQS como um propósito único e comum de promover o bem estar e saúde da população brasileira. Nossa missão é não deixar ninguém para trás”, declarou.Dênis de Oliveira, diretor-presidente da Águas de Guariroba (Aegea Saneamento), organização anfitriã do evento, se disse orgulhoso em receber em casa tanta gente apaixonada pelo saneamento e por pessoas. Durante sua fala, afirmou que o setor é responsável direto pela qualidade de vida da sociedade e deu como exemplo a apresentação das crianças e adolescentes do coral Instituto Maná do Céu, na manhã de abertura do evento. “Eles trouxeram uma mensagem muito importante para nós, de que o saneamento melhora a vida das pessoas, traz melhoria da qualidade de vida e dignidade para as famílias das periferias. Acho que isso é que tem que ficar. Nós somos agentes de dignidade e esperança”, observou.Rogério Tavares, vice-presidente institucional da Aegea Saneamento, patrocinador master do evento, também se pronunciou e ressaltou que essa foi uma oportunidade ímpar de encontros e compartilhamentos. “Para a Aegea este é um encontro de amizade. Aqui vemos colegas do setor com quem temos uma relação absolutamente fraterna de respeito mútuo. São pessoas que fazem o setor andar.” Ele pontuou ainda sobre o fato de que o PNQS é um reflexo do dia a dia de trabalho de todos os profissionais presentes, que juntos se integram e buscam melhores condições para a sociedade: “Lutamos pelo saneamento e pela dignidade que as pessoas desse país merecem ter”, finalizou.

Premiação – Após a cerimônia de abertura, iniciaram-se as entregas das premiações. Os presentes estavam animados e as torcidas, além de muito barulho, se prepararam com confetes, balões e muita emoção. Para finalizar a noite, os convidados tiveram uma surpresa especial: um show exclusivo do ator e cantor Tiago Abravanel.

Parabéns a todos os participantes do PNQS 2022 e até a edição 2023!

Confira aqui as reconhecidas:

Jornada Excelência: Sanasa

Medalha IGS

Transformação Digital: CONECT@R Esgoto – Estreita Relação ESG com Saneamento – Sabesp ML 

Gestão Avançada: Sabesp Horta Sustentável: Compromisso com Futuras Gerações – Sabesp ML

Medalha PEOS

Gestão de Perdas: Performance para Redução de Perdas em Santa Maria – Corsan – SURCEN

Gestão de Eficiência Energética: Monitoramento de energia ativa e reativa – Ageste Saneamento S.A

Medalha PGA

Planas e Redes: Gestão da Terceirização da Manutenção de Equipamentos – Sabesp RSO

Outras Instalações: Programa de Lavagem de Reservatórios – Corsan SURPLA

Placa Finalista Nivel I – Operadoras: Águas de Nova Friburgo LTDA / Corsan – SURPA / Sanasa / Saneago – Distrito Rio Verde

O hormangeado desta edição do PNQS, com a Medalha Quiron, foi Rodolfo Candeia, instrutor MEGSA – Modelo de Excelência em Gestão. Finalista Nível II – ESG – Operadoras: Sabesp – MSE

Finalista Nível III – Excelência- Operadoras: Copasa – UNSL / Corsan – SURPLA

Troféu Examinadores

Destaque Sênior – Emeline Melchiors e Luiz Antônio Brum

Destaque Acompanhante – Analice Aguiar

Destaque Estreante – Ricardo Luiz

Troféu Quiron

Selo Prata Nível II: Agreste Saneamento S.A. / Atibaia Saneamento

Selo Platina ESG Nível III – SPAT Saneamento S.A.

Bronze – Nível 1 Operadores: Águas de Piquete S.A. / Águas de Guariroba S.A. / Paranaguá Saneamento/ Prolagos / Saneago – Distrito Rio Inhumas

Bronze – Nível 1 Apoio: Corsan / DESO Controle de Perdas / DESO Gestão Energética

Finalistas Nível II – Operadoras: Concessionária Águas de Juturnaíba / Concessões SP /  Sabesp Osasco

Prata Nível II – Operadoras: Águas de Niterói S.A.

Ouro Nível II – Operadoras: Águas de Cuiabá S.A. /  Águas de Pará de Minas / Iguá MT Participações / Corsan – SURFRO /  Corsan – SURMET /  Corsan –  SURMIS /  Corsan –  – SURNE /  Corsan – SURSIN/  Corsan – SURSUL

Prata Nível II – Apoio: Sabesp – MM

Ouro Nível II – Apoio: Deso – GCAL

Prata Nível II ESG – Apoio: Sabesp-MSD

Platina Nível III ESG – Operadoras: Águas do Paraíba / Copasa – UNLE / Copasa – UNNT / Copasa – UNOE

Diamante Nível III ESG – Operadoras: Copasa – UNCE / Copasa – UNMT / Sabesp – R

Diamante Nível III ESG – Apoio: Sabesp/CP

Troféu Nível III Turmalina Paraíba – Operadora: Unidade de Negócio Leste da Sabesp – ML

Tiago AbravanelCelebrando os 25 anos do Oscar do Saneamento brasileiro.Confira entrevistas no Talk Show PNQS 2022 no canal da ABES no YouTube (clique aqui).

Acesse o álbum de fotos desta edição (clique aqui)

 

 

 

Participe! Seja o primeiro a comentar

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: