Últimas Notícias

UNIABES: entrevista com Ricardo Röver Machado, instrutor de um dos cinco cursos com conteúdos relacionados à gestão de perdas

Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES lançou neste mês de fevereiro a UNIABES. Voltada à educação e à promoção do conhecimento para o setor de Saneamento Ambiental no Brasil, a iniciativa visa a capacitação e a qualificação profissional (saiba mais aqui).

Ricardo Röver Machado, instrutor do curso sobre Perdas e coordenador Câmara Temática de Gestão de Perdas da ABES.

Confira na entrevista a seguir a visão de Ricardo Röver Machado, instrutor do Curso Básico de Controle e Redução de Perdas – foco em supervisores, técnicos e operacionais – um dos primeiros 10 cursos que estão com inscrições abertas. Röver é também coordenador da Câmara Temática de Gestão de Perdas da ABES.

ABES Notícias Pode fazer um comentário sobre a iniciativa da ABES de investir em capacitação e qualificação EAD para o Saneamento?

Ricardo Röver Machado – Ao longo dos tempos a ABES desenvolveu diversos cursos de capacitação em temas relacionados ao saneamento, sempre na modalidade presencial e restritos normalmente a iniciativas de suas seções estaduais. No momento em que a ABES volta-se à modalidade EAD, assume o protagonismo na difusão de conhecimentos, técnicas e práticas através de uma ferramenta poderosa de ensino. O EAD é capaz de alcançar e integrar profissionais de todas as partes do país (e mesmo do exterior), formando e motivando, aprimorando a inteligência técnica e impulsionando a obtenção de resultados que certamente trarão benefícios às empresas, à sociedade e ao meio ambiente. A ABES está de parabéns pela iniciativa.

ABES NotíciasPode fazer um breve comentário sobre o cenário das perdas no país?

Ricardo Röver Machado – É cada vez maior a preocupação dos governos, das empresas e da sociedade em geral com a gestão de perdas, visto que o tema dialoga diretamente com a redução de custos operacionais, melhoria do atendimento e preservação de recursos naturais. Por outro lado, apesar do PLANSAB ter estabelecido metas, orçamento e programas que se relacionam à gestão de perdas, não vemos priorizadas linhas de financiamento que se relacionem com o controle operacional dos sistemas. Somado a isso, temos populações que crescem à ordem de 3% ao ano, com necessidades também crescentes relacionadas à higiene, saúde pública e desenvolvimento industrial. Em um cenário econômico recessivo, com baixos investimentos no setor, reduzir desperdícios faz-se absolutamente necessário para que as empresas prestem bons serviços à sociedade. Desta forma, florescem em todo o país iniciativas para aprimorar a infraestrutura, reduzir pressões nas redes, aplicar as melhores tecnologias e conhecimentos disponíveis para a redução de perdas de água, concedendo sobrevida aos sistemas de distribuição.

ABES NotíciasO tema das perdas é um dos mais importantes do setor. Como a qualificação dos profissionais do saneamento pode contribuir para mudar este cenário?

Ricardo Röver Machado – A cada ano a tecnologia se renova, surgindo novos equipamentos e instrumentos, frutos de conhecimentos crescentes e experiências desenvolvidas em campo e por instituições de pesquisa e ensino. No ambiente empresarial é infelizmente natural que se desenvolvam processos e técnicas com base em elementos ultrapassados, gerando muitas vezes despesas desnecessárias: devemos substituir a rede que rompe ou instalar um dispositivo eletrônico que reduza a sua pressão? O profissional qualificado e tecnologicamente atualizado terá à sua disposição o ferramental de conhecimento que servirá de instrumento propulsor à inteligência que desenvolveu ao longo da sua experiência prática e estudos anteriormente realizados.

ABES NotíciasO curso será voltado a gerentes, supervisores e técnicos. Quais são os desafios em abordar temas que atendam a todos os níveis profissionais?

Ricardo Röver Machado – O maior desafio é alcançar conhecimentos práticos e atualizados em uma linguagem simples e direta, de modo a preparar o profissional, reforçar conhecimentos e motivá-lo a fazer as transformações necessárias no dia-a-dia das empresas. Outro desafio é mantermos o curso sempre atualizado, estando atentos aos novos conhecimentos e tecnologias que surgem a todo o momento. Sabemos que muitos dos que frequentarão o curso e que hoje atuam como operadores, no futuro estarão à frente de equipes como gestores. Este fator aumenta muito a nossa responsabilidade enquanto desenvolvedores do conhecimento e da inteligência técnico-científica destes profissionais.

ABES Notícias – O que você mencionaria como diferenciais neste curso?

Ricardo Röver Machado – Os conhecimentos reunidos no material didático têm como base fontes oficiais, Normas Técnicas e diversas bibliografias disponíveis, traduzidas para uma linguagem simples e acrescidas pelo conhecimento científico e prático dos instrutores, ambos com larga experiência de campo e de gestão. Outro diferencial é o acervo técnico disponibilizado através da Biblioteca Virtual, periodicamente atualizado que permitirá aos alunos o aprofundamento das questões estudadas e o desenvolvimento da sua consciência crítica. Também consideramos diferenciais a serem destacados os Fóruns de Participação ao final de cada módulo, onde o aluno poderá tirar suas dúvidas, trocar ideias e interagir com estudantes de todo o país, dando a sua contribuição técnica e prática e desenvolvendo o seu conhecimento.

Apresentação online sobre os cursos

No dia 2 de março, às 11h, a ABES promoverá uma apresentação online dos cursos, com participação do presidente nacional Roberval Tavares de Souza e de Mário Augusto Bággio.

Para assistir à apresentação, faça a sua inscrição aqui

Acesse o site da UNIABES

Associados ABES têm 20% de desconto nos valores dos cursos.

Para tornar-se um associado, acesse aqui

Leia o artigo de Ricardo Röver Machado: A Crise Hídrica e a Redução dos Índices de Perdas

Participe! Seja o primeiro a comentar

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.