Últimas Notícias

ABES Conecta: série especial discute as expectativas de investimentos em saneamento com o novo marco legal

Evento online foi o 6º webinar da série especial da ABES “Novo Marco Legal do Saneamento: Construindo juntos o futuro”

Por Murillo Campos 

Nesta quinta, 03 de setembro, aconteceu o 6º webinar da série especial sobre o marco legal do saneamento, sob o tema “Financiamento e atração de capital para o setor”. O evento é uma realização da Diretoria Nacional da ABES e Câmara Temática de Regulação e Tarifa da ABES, com patrocínio da AESBE, Cedae, Copasa, Embasa, Sabesp e Sanepar.

Participaram da discussão Guilherme Albuquerque, chefe de departamento no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Cláudio Brito Villas Boas, diretor financeiro e comercial da Embasa e Luiz Ricardo Santoro, secretário executivo da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo. A moderação do debate foi feita pelo diretor nacional da ABES, Álvaro Menezes.

Na oportunidade, os convidados comentaram como se dará a participação da iniciativa privada e a perspectiva de aumento de investimentos no setor para que grande parte da população tenha acesso ao abastecimento de água e saneamento básico.

“Com estas novas condições tanto da regionalização quanto de novas formas de contrato e a competição sadia entre público e privado, vamos ver uma melhora de desempenho no atendimento à população brasileira”, analisou o secretário Luiz Ricardo Santoro.

O papel do Estado e o acesso aos recursos federais também foram discutidos no evento, além da capacidade financeira das companhias e elaboração de propostas a fim de garantir os serviços em todos os municípios.

“O lado de recursos não teremos problemas, o que temos que trabalhar é o lado dos projetos, e isto o banco tem feito, são mais de R$ 55 bilhões em investimentos e 25 milhões de pessoas atendidas que moram em projetos que estamos estruturando, com viés de alta”, comentou Guilherme Albuquerque, chefe de departamento no BNDES.

Cláudio Brito Villas Boas, diretor financeiro e comercial da Embasa, considerou a competitividade no setor como ponto positivo do novo marco e crê em um somatório de ações para alcançar a universalização. “Teremos capital, então vai depender da nossa capacidade de estruturar o projeto adequado com equilíbrio entre risco e retorno e a segurança jurídica adequada”, avaliou.

Perdeu ou desejar rever o webinar? Então, clique aqui e confira a transmissão completa. 

Série especial

A série “Novo Marco Legal do Saneamento: Construindo juntos o futuro” visa discutir como se dará a implantação do novo marco legal do setor.

A próxima transmissão terá como tema “Alienação de controle acionário de empresa pública ou sociedade de economia mista”. É dia 10 de setembro, às 10h. Faça já sua inscrição

Reveja também nossos últimos webinares em nosso canal no Youtube. Aproveite, se inscreva e ative as notificações para ficar por dentro de todos os eventos. 

ABES Conecta

Sucesso da associação, o programa ABES Conecta disponibiliza conteúdo qualificado em webinares gratuitos e cursos pagos sobre os temas mais relevantes do setor de saneamento e meio ambiente. Já são mais 100 mil visualizações nas transmissões!

Clique aqui para conhecer nossas Câmaras Temáticas. Ainda não é um associado da ABES? Clique aqui e junte-se a nós! 

As opiniões emitidas neste evento não exprimem, necessariamente, a visão da ABES.

 

2 Comentários em ABES Conecta: série especial discute as expectativas de investimentos em saneamento com o novo marco legal

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.