O estudo é uma referência que a seção paraibana quer fortalecer como informações fundamentais para um raio-x da região.
A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção Paraíba (ABES-PB) acaba de lançar o Ranking do Saneamento Básico da Região Nordeste. Em sua primeira edição, o estudo pretende apontar um perfil do saneamento a partir de indicadores.
O ranking edição 2023 reúne uma média nos quatro componentes de 1441 municípios, representando cerca de 80,33% dos municípios Nordestinos e uma população de 42.450.593 habitantes que forneceram ao SNIS as informações para o cálculo de cada um dos 47 (quarenta e sete) indicadores utilizados neste estudo.
O estudo é uma referência que a ABES-PB quer fortalecer como informações fundamentais para um raio-x da Região Nordeste, que pode servir de base para ações que possam contribuir para a universalização do saneamento no Nordeste.
Essa iniciativa se soma a outras que a ABES Seção Paraíba têm feito em busca da universalização dos serviços, por meio de eventos, debates, discussões e levantamentos atuais que possam contribuir para o desenvolvimento do saneamento ambiental na Paraíba e em todo o Nordeste, em prol de ações focando um serviço de qualidade para toda a população.
Você pode ver o ranking do Saneamento Básico, metodologia e estudos no Nordeste nos links abaixo:
Estudo ranking do saneamento básico no Nordeste
Metodologia do estudo ranking do saneamento básico no Nordeste
Resumo estudo ranking dos SSB Nordeste.
Confira a fala do presidente da ABES Paraíba, José Dantas de Lima, sobre o estudo no vídeo