
Nesta segunda e terça-feira, dias 20 e 21 de novembro, o Comitê Nacional da Qualidade ABES promoverá, em Aracaju, Sergipe, o evento de encerramento do Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento – Ciclo PNQS 2017 (Seminários nos dias 20 e 21 e Cerimônia de Premiação no dia 21). A Regional Planalto (SURPLA), da Companhia Riograndense de Saneamento – Corsan, é uma das vencedoras (confira a lista completa) na Categoria As Melhores em Gestão no Saneamento Ambiental – AMEGSA. A Diretoria foi contemplada no Nível I – Troféu Quíron Bronze.
A edição 2017 do prêmio contemplou 5 Diretorias da Corsan. Esta é a primeira participação da SURPLA (no âmbito Regional) em um processo de avaliação externo, segundo Aldomir Antonio Santi, Superintendente da Regional Planalto – SURPLA. Para ele, a análise das práticas realizadas, necessária para a confecção do Relatório de Gestão, e os questionamentos dos examinadores foram momentos de grande aprendizado, uma vez que possibilitou a percepção de melhorias a serem implantadas. “Além disso, a visão dos examinadores quanto ao trabalho desenvolvido, que será apresentada no Relatório de Avaliação, contribuirá para enriquecer ainda mais a gestão. Todo esse processo contribuirá para a melhoria contínua da Superintendência”, ressalta
Aldomir Antonio Santi frisa que a premiação demonstra o trabalho que é desenvolvido diariamente na Regional. “Sabemos que temos um longo caminho a percorrer para chegarmos ao nível de Gestão Classe Mundial, mas esse resultado obtido é o primeiro passo. Comprova que estamos no caminho certo e estimula para que continuemos buscando melhorar cada vez mais”, diz o engenheiro.
Em relação à importância da premiação para o setor, Aldomir Santi enfatiza que ao se considerar a relevância de toda e qualquer empresa utilizar uma metodologia de gestão, “o PNQS é um prêmio que contribui diretamente para que as empresas de Saneamento busquem efetivamente implantar um modelo de gestão apropriado ao setor. A oportunidade que traz de um olhar externo para a gestão e a possibilidade de troca de boas práticas entre as empresas, demonstra toda a importância da premiação”.
O engenheiro afirma, ainda, que já é possível identificar benefícios advindos dessa participação. “Instigou as lideranças a olhar as práticas de gestão sob pontos de vista diferentes, o que contribui para que sejam feitas melhorias nos processos e métodos de trabalho. Conduziu para que se ampliasse o escopo de indicadores monitorados pela Regional. Motivou as equipes, uma vez que o Prêmio obtido demonstra que as atividades desenvolvidas estão de acordo com um modelo utilizado por grandes empresas de saneamento. Está contribuindo para melhora na imagem da Companhia perante o poder concedente e sociedade”, elenca.
Confira o cronograma de apresentação dos cases acessando o site do PNQS
Leia também:
Dicas, comentários e sugestões