Últimas Notícias

Seminário Novo Rio Pinheiros: painel discute Unidades Recuperadoras da Qualidade dos Mananciais

O evento foi realizado pela ABES Diretoria Nacional e Seção SP, nesta quinta (8). Debate contou com apresentações de Marco Antônio Lopez Barros (Sabesp); José Eduardo Bevilacqua (Cetesb); Wando Haak (consultor do processo de tratamento) e Fernando Brandão (Engeform).

As URs – Unidades Recuperadoras da Qualidade dos Mananciais foram o tema principal do Painel 3 do Seminário Novo Rio Pinheiros – Novas Tecnologias e Soluções Adotadas. Sucesso de público, o evento foi realizado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES Diretoria Nacional e pela Seção São Paulo (ABES-SP) nesta quinta-feira, 8 de dezembro, no formato presencial, no Centro Brasileiro Britânico na capital paulista, com transmissão online pelo canal da ABES no YouTube, reunindo quase 300 participantes (assista aqui). Confira aqui o álbum de fotos.

O painel foi moderado por Nivaldo Rodrigues da Costa Junior, vice-presidente da ABES-SP. Os palestrantes foram Marco Antônio Lopez Barros, superintendente de Gestão de Empreendimentos da Diretoria de Tecnologia, Empreendimentos e Meio Ambiente da Sabesp; José Eduardo Bevilacqua, assistente executivo da Cetesb; Wando Haak, consultor do processo de tratamento; e Fernando Brandão, gerente de contratos na Engeform.

“Nós, em um dia, mostramos quatro anos de história. Uma história muito exitosa, de muito trabalho, de muita inovação, de muito desafio superado, muito aprendizado. Eu disse anteriormente, podemos levar isso para o país inteiro,não apenas para obter aplausos, mas o objetivo é compartilhar com o país inteiro experiências do que deu certo, do que deu errado, tudo que nós aprendemos para um país que necessita tanto de saneamento. Esse é o papel da ABES neste evento”, afirmou Nivaldo Rodrigues.

Na ocasião, Marco Antônio falou sobre estruturação para a contratação das URs, abordando os principais desafios e soluções adotadas. Em sua apresentação, o especialista contextualizou que ainda há esgoto não coletável. Em seguida, abordou o processo licitatório e a estratégia que foi transformada em contratação. Por fim, destacou os principais desafios, como liberação da área, licenças e autorizações.

“Este evento é extremamente importante para que possamos trazer esse assunto, que é muito interessante. Percebemos muitas vezes que quem trabalha no saneamento convive com essas condições em uma região metropolitana: as dificuldades de se avançar com o saneamento até todo mundo e quando conseguimos discutir a implantação dessas unidades de recuperação, a gente consegue trazer ideias, uma possível solução para vários dos problemas que as pessoas acabam enfrentando trabalhando no setor. Então, essa discussão vem muito a calhar. Vai ajudar muito e contribuirá para que possamos desenvolver ainda mais, trazer novas ideias, incorporando novos padrões”, disse Marco Antônio. 

Foi sensacional essa discussão”, frisou o especialista da Sabesp, “as perguntas foram muito interessantes. Podemos ver como desperta o interesse, porque realmente é um problema que está incomodando quem trabalha nessa área. Então, é muito relevante, muito importante nesse momento que temos que buscar a universalização com a maior brevidade possível”.

Por sua vez, José Eduardo Bevilacqua discorreu sobre ações da Cetesb no Programa do Novo Rio Pinheiros. A apresentação contemplou o licenciamento das URs, o número de novas economias conectadas ao sistema de tratamento e o uso da estação móvel para a medição de odor.

“O evento é de fundamental importância porque dá publicidade a um assunto super importante para população de São Paulo e além do mais pelo prestígio e respeito que a Associação tem – de passar essa mensagem para população e mostrar não somente com a questão das impressões, mas com os dados técnicos de que tudo que tá sendo feito é feito com maior seriedade, é feito com demonstração de resultados e com certeza vai demonstrar uma sustentabilidade para toda a população de São Paulo”, considerou o palestrante.

Wando Haak fez uma apresentação sobre os processos de tratamento utilizados nas Unidades Recuperadoras da qualidade das águas. O palestrante abordou o tema explicando o que é uma UR, em seguida, detalhou os processos adotados nas URs Pirajussara, Água Espraiada e Cachoeira.

“O evento ocorrido hoje foi bastante importante no que tange à despoluição dos nossos rios. Primeiramente, começamos com a despoluição do Rio Pinheiros através de tratamentos inovadores pelas Unidades Recuperadoras de qualidade da água, que têm por objetivo a despoluição das águas dos córregos, que são afluentes ao Rio Pinheiros e, por consequência, melhorar a qualidade do rio Pinheiros e garantir a qualidade de vida para a população”, pontuou Wando Haak.

Por fim, Fernando Brandão detalhou o trabalho da Engeform no Novo Rio Pinheiros, abordando as tecnologias e soluções que a empresa adotou no projeto, com destaque para URs específicas. 

Ao final da apresentação, Marcelo Petroni, gerente comercial na Engeform, comentou a participação da empresa na iniciativa. “Foi um prazer enorme, um orgulho fazer parte deste desse momento de São Paulo, da limpeza do Novo Rio Pinheiros. Estamos com alguns contratos e estamos cooperando e está havendo realmente um efeito fenomenal para população da região. Então nada melhor do que fazer parte desse momento e participando desse Novo Rio Pinheiros que São Paulo vai ter a partir de 2023”, celebrou.

O Seminário Novo Rio Pinheiros teve Patrocínio Ouro do Consórcio TPF-Engecorps, Engeform e Passarelli; e Patrocínio Prata da CAA Company, HAGAPLAN, COBRAPE, LBR Engenharia, ENCIBRA, NIPPON KOEI LAC Do Brasil, GERIBELLO Engenharia, SONDOTECNICA e VIZCA. O vídeo completo está disponível aqui.

4 Comentários em Seminário Novo Rio Pinheiros: painel discute Unidades Recuperadoras da Qualidade dos Mananciais

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.