Últimas Notícias

Webinar da ABES-SP e do JPS-SP celebra as mulheres na Ciência e detalha Prêmio Jovem da Água de Estocolmo 2023

Evento online integra programação especial do Mês da Mulher e está disponível no canal do YouTube da seção.

Uma celebração das mulheres na Ciência. Assim foi o webinar que a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção São Paulo (ABES-SP) e o Programa Jovens Profissionais do Saneamento da Seção (JPS-SP) realizaram nesta terça-feira, 28 de março, como parte das comemorações do Mês da Mulher.

O webinar foi apresentado por Marisa Guimarães, diretora da ABES-SP, e mediado por Maria Fernanda G. Bentubo, coordenadora do JPS-SP e está disponível no canal do YouTube da seção. Contou com a participação de Camily Pereira dos Santos e Laura Nedel Drebes, vencedoras na categoria “Excelência” na etapa internacional do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo 2022, e Flavia Twardowski, professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS),

O encontro também falou das novidades da edição 2023 do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo (Stockholm Junior Water Prize – SJWP) . No Brasil, o prêmio é promovido pela ABES, por meio do JPS, em parceria com a Câmara Brasileira de Comércio na Suécia. Os interessados podem inscrever seus trabalhos até 31 de março, por meio do site do evento (acesse aqui).

“Esse evento é muito especial, porque são dois assuntos muito importantes para esse mês internacional da mulher, que é o mês em que a gente encerra as inscrições do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo – Etapa Brasil”, ressaltou Maria Fernanda.

A cada edição, o prêmio reúne trabalhos de jovens inovadores entre 15 e 20 anos ao redor do mundo, com projetos relacionados aos temas água, saneamento ou sustentabilidade, motivando-os a buscarem soluções voltadas a estes assuntos. Saiba mais aqui.

As jovens cientistas Flavia, Camily e Laura contaram como ingressaram na Ciência, trazendo suas principais realizações. Com a orientação da professora Flávia, as estudantes criaram os sustainpads, que são absorventes femininos feitos a partir de matérias-primas biodegradáveis que as indústrias não utilizam. Trata-se de uma solução sustentável e ecológica, que tem como objetivo garantir a dignidade humana de pessoas que menstruam. Na ocasião, Laura trouxe os detalhes e falou sobre a importância do projeto.

Em seguida, Camily e Flavia detalharam a trajetória da etapa nacional do SJWP. Ao final, o webinar foi um espaço para debater a importância da mulher na Ciência, além de abordar o histórico profissional de cada participante e os sonhos que cada uma ainda vai realizar.

Participe! Seja o primeiro a comentar

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.