Últimas Notícias

Brazil Water Week: encontro destaca a importância da educação relacionada à água

Sessão, que abriu o quarto dia da programação temática do evento, está vinculada ao Tema 4 – Expansão da Cooperação Internacional e Capacitação na Semana da Água do Brasil

A importância da educação e capacitação em áreas relacionadas à água foi assunto da sessão da Brazil Water Week (Semana da Água do Brasil), realizada na manhã desta quinta-feira, 29 de outubro, pela ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental. Vinculado ao Tema 4 – Expansão da Cooperação Internacional e Capacitação, o encontro reuniu acadêmicos e especialistas e ressaltou a necessidade da especialização em prol da solução de demandas ambientais e sociais.

O evento teve a  participação de José Vieira, professor da Universidade do Minho, de Portugal; Diane D’Arras, presidente da Associação Internacional de Água (IWA); Giuliana Chaves Moreira, assessora de Gestão Corporativa da Água na Rede Brasil do Pacto Global/ONU; Edgar Gouveia Jr., cofundador do LiveLab e idealizador da Jornada X-LAB; e Rhenan Cauê, aluno do Colégio Estadual Osvaldo Franco, no Tocantins, e participante da Jornada X.

“A Sessão 4.3 foi muito inspiradora e emocionante para mim e acredito que para a maioria dos espectadores, visto a grande movimentação do chat. Falar de educação é sempre um motivo de muito orgulho para nós professores, ao mesmo tempo, que é bastante complicado”, disse a moderadora do debate Ana Silvia Pereira, professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Ela comentou sobre cada um dos convidados da sessão: “O prof. José Vieira, com a sensibilidade que lhe é peculiar, trouxe a importância da formação de alto nível em engenharia para as soluções relacionadas à água. Trata-se de um grande desafio, principalmente nos países em desenvolvimento como o Brasil, onde a educação de qualidade não é valorizada de maneira adequada e, principalmente, o papel do professor”. A Diane D’Arras abordou de maneira brilhante a importância da multi e da interdisciplinaridade das questões relacionadas à água e me conquistou quando destacou a importância de relacionar os resultados científicos da academia com as demandas emergentes das companhias de saneamento. Essa é a nossa questão central na universidade! E a Giuliana Moreira colocou aspectos práticos de desenvolvimento tecnológico absolutamente fundamental para a capacitação no tema água”, detalhou Ana Silvia.

Além disso, foi apresentado o Projeto Jornada X, game criado pela LiveLab, responsável por estimular crianças e adolescentes a mobilizarem suas comunidades a fim de promover a preservação dos recursos hídricos. A iniciativa propõe missões que incentivam os jovens a trabalharem por um bem comum, com criatividade para resolver problemas sociais. O projeto, inclusive, lançou uma websérie no Youtube para mostrar como funciona e os impactos das ações desenvolvidas pelos participantes. Assista aqui.

“O Edgard Gouveia e o Rhenan Cauê (indicação do querido amigo Álvaro Diogo) colocaram lágrimas nos olhos dos espectadores, nos olhos dos palestrantes e nos meus. Me senti em uma bancada de noticiário de TV, tendo que finalizar o jornal após uma notícia emocionante, mas com as palavras presas na garganta e as lágrimas prestes a caírem ao vivo. O trabalho do Edgard é belíssimo e merece todo o nosso respeito e o nosso incentivo. E o Rhenan?! Certamente, o veremos no futuro, como protagonista de um final feliz, em um grande palco, onde o tema central seja “água e meio ambiente”, enalteceu Ana Silvia.

A moderadora ainda valorizou a relevância do evento, responsável por reunir especialistas de mais de 15 países, focados em discussões sobre Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 da ONU: Água e Esgoto para todos até 2030.

“Agradeço a ABES pela oportunidade, agradeço os palestrantes pela participação e os espectadores pela motivação. Parabenizo a associação pelo evento de excelente qualidade ao abordar um tema tão relevante, em um momento em que o mundo inteiro se volta para as questões da água, da ciência e da educação em meio à pandemia que acomete todos nós”, finalizou.

 

2 Comentários em Brazil Water Week: encontro destaca a importância da educação relacionada à água

  1. For the reason that the admin of this site is working no uncertainty very quickly it will be renowned due to its quality contents.

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.